quinta-feira, 10 de junho de 2021

Presidente da Argentina diz que brasileiros vieram da selva e argentinos da Europa

Presidente Bolsonaro usou sua conta no twitter para responder a declaração


O presidente argentino, Alberto Fernández, provocou uma onda de críticas ao afirmar nesta quarta-feira que "os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos".  Ele cometeu a gafe de viés racista em uma entrevista ao lado do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, que visita Buenos Aires.

Eu sou um europeísta. Sou alguém que acredita na Europa. Porque Octavio Paz escreveu uma vez que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós argentinos viemos dos navios, eram navios que vinham de lá, da Europa. E é assim que construímos nossa sociedade — afirmou Fernández em encontro com Sánchez e empresários na Casa Rosada, sede da Presidência argentina.

O presidente argentino cometeu ainda um erro ao atribuir ao escritor, Prêmio Nobel da Literatura e diplomata mexicano Octavio Paz a frase que o inspirou. A Paz é atribuído o seguinte comentário: "Os mexicanos são descendentes de aztecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos".

No entanto, esclareceram meios de comunicação locais e confirmaram fontes do governo argentino, a frase dita pelo chefe de Estado vem literalmente de uma música do cantor argentino Litto Nebbia, de quem o presidente é fã declarado e que teria se inspirado no comentário de Octavio Paz. A música se chama "Llegamos de los barcos" e diz exatamente o que foi expressado por Fernández: "Os brasileiros saem da selva, os mexicanos dos índios e nós, os argentinos, chegamos nos barcos".

Na tentativa de conter a enxurrada de críticas que recebeu, o chefe de Estado escreveu uma mensagem em sua conta na rede social Twitter, na qual afirma que "não quis ofender ninguém". "Mas, de toda forma, a quem tiver se sentido ofendido ou invisibilizado, peço minhas desculpas", completou.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, também usou o Twitter para responder, publicando uma foto de uma tribo indígena, com a legenda: "Selva" ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!