quarta-feira, 26 de maio de 2021

Burburinho Cultural chega a Queimados

Classe artística recebe capacitação para gestão e produção cultural

A cidade de Queimados está recebendo uma semana de capacitação gratuita para gestores e produtores culturais de várias partes do país. A iniciativa, pioneira no município, é uma parceria da produtora carioca Burburinho Cultural com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc e a Ong Origens em Queimados.


O curso está beneficiando 30 profissionais de cultura com uma carga horária de 8h horas diárias de curso, com intervalo de apenas 1h de almoço, que também está sendo oferecido pela parceria através da Ong Origens (restaurante Kizomba). Os alunos ainda recebem uma bolsa auxílio alimentação e estadia para os gestores de fora da cidade. O curso está sendo realizado no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, em Queimados.


A “Imersão Burburinho”, como é chamada a iniciativa, é composta por ações virtuais e presenciais, com o intuito de preparar gestores e produtores culturais do Estado do Rio a criarem, estruturarem e realizarem os seus projetos culturais, democratizando o conhecimento no campo da cultura para diversos profissionais.


Criado inicialmente para profissionais apenas do Estado do Rio, o projeto ainda acolheu inscritos de outras regiões, como Minas e Brasília, tamanha a procura. Foram selecionados por chamada pública trinta fazedores de cultura para a formação, que se iniciou em março com encontros online. Após essa primeira etapa, os alunos passaram pela fase de vídeo aulas, com conteúdo sobre produção cultural criado exclusivamente para a imersão, que hoje pode ser assistido por qualquer interessado, gratuitamente, na internet, pelo link: bit.ly/2PY51NA


A imersão se estrutura em cinco temas principais que no geral são as grandes dificuldades do profissional de cultura: formatação de projetos; captação de recursos; editais de cultura; prestação de contas e a prototipagem de um projeto real. “Existe uma grande carência no setor, que vai da criação a prestação de contas, especialmente quanto a possibilidades de levantar um projeto e ter a sua sustentabilidade”, ressalta Thiago Ramires, um dos criadores e facilitadores do curso. “Capacitar fazedores de arte e gestores no território da Baixada Fluminense é fundamental para viabilizar a descentralização dos recursos públicos no campo da cultura.”, complementa Priscila Seixas, também uma das criadoras e mediadoras da capacitação.


A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Burburinho vêm realizando em 2021 para comemorar os seus 15 anos de produções culturais pelo país, prezando pela desconcentração da arte e da cultura, projetos autorais, formação na área e iniciativas com impacto social e educacional.


Serviço


Imersão Burburinho

Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. Rua Macaé, 430. São Roque, Queimados, Rio de Janeiro.

Data: 24 a 28 de maio de 2021.

Hora: Das 10h às 17h.

Gratuito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!