quinta-feira, 4 de março de 2021

Rio de Janeiro terá "toque de recolher" a partir desta sexta-feira

Decreto sobre medidas restritivas prevê multa de R$ 566,42 a pessoas físicas. 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou em coletiva na manhã desta quinta-feira (04) que a cidade do Rio de Janeiro adotará novas medidas restritivas a partir desta sexta-feira (05), quando a cidade terá um "toque de recolher" entre 23h e 5h. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (04) e visa a redução de aglomerações e conter o avanço da Covid-19 na cidade. 

A medida não é exclusiva do Rio de Janeiro, já tendo sido adotada em outras cidades de Norte a Sul do país, onde a doença já entrou em estágio alarmante. 

Entre as principais medidas estão a proibição de todo comércio na praia — ambulantes e quiosques — e de funcionamento de boates, casas de shows e similares. Haverá ainda limitação de horário para bares e restaurantes — conforme adiantou a coluna do Ancelmo Gois —, inclusive no interior de shoppings, e para o comércio e outras atividades em geral, que só vão poder funcionar das 6h às 20h, limitados a 40% da capacidade.

O decreto estabelece ainda que as autoridades podem determinar a interdição imediata de estabelecimentos. Pessoas físicas podem ser multadas em R$ 566,42. A fiscalização será da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

A medida foi adotada no dia em que o Brasil bateu um novo recorde de mortes por Covid-19: foram 1.840 em 24 horas. Na coletiva desta quinta-feira (04), Paes afirmou que, com as novas restrições, que evitar o "genocídio de 2020" e o lockdown no Rio: "Nós tomamos algumas medidas restritivas da Covid 19 e por isso antecipamos o painel de hoje", disse Paes, que seguiu: "Todas as medidas têm um objetivo principal: evitar em 2021 o genocídio que o Rio teve em 2020. Em 2020 morreu o dobro de pessoas no Rio do que em São Paulo, que tem o dobro da população. O objetivo é evitar que isso se repita em 2021", completou.

O decreto será válido a princípio por uma semana, tendo início nesta sexta-feira (05) até a outra sexta-feira (11). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!