sábado, 13 de março de 2021

Em nota, Prefeitura de Queimados confirma mudança no quadro epidemiológico da cidade

Mapa do estado indica Queimados entre as cidades com "risco muito alto" para a Covid-19. 

Na início deste sábado (13) a atualização do boletim epidemiológico do estado indica Queimados entre as cidades com bandeira roxa (risco muito alto) para a Covid-19. 

Essa mudança foi confirmado pela Prefeitura do município, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota explicando os fatores no qual o município passou da classificação de bandeira vermelha (risco alto) para bandeira roxa (risco muito alto). 

Confira a nota: 


Os últimos dias têm sido de apreensão pelo aumento do número de novos casos no Brasil. Não somente isso, o número de mortes diárias superou os 2 mil óbitos e, nesse momento, é importante a informação verdadeira e oficial para não gerar mais ansiedade na população.

Abaixo seguem alguns pontos para esclarecer o quadro epidemiológico no Município de Queimados:

1) Os pacientes com covid-19 estão sendo assistidos?

SIM. Todos os pacientes que desenvolveram um quadro mais grave da covid-19 passaram pela triagem e foram encaminhados aos hospitais de referência de acordo com sua gravidade.

2) Como estão os indicadores da covid-19 em Queimados?

Os indicadores de taxa de ocupação de leitos e incidência continuam os mesmos. Os testes para covid-19 estão sendo realizados no Centro de Triagem e no Cethid normalmente, bem como os atendimentos na UPA 24h continuam.

3) O quadro epidemiológico em Queimados mudou?

SIM. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro considera, principalmente, o número de óbitos como indicador a mudar a situação no mapa epidemiológico. Todavia, outros indicadores como incidência e taxa de ocupação de leitos permanecem estáveis no Município de Queimados.

4) O Município de Queimados dispõe de leitos suficientes para atender a população?

SIM. Mesmo com a desmobilização do hospital de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde já possui um plano de ação a ser executado caso os indicadores aumentem. É importante ressaltar que todos os pacientes internados estão sendo assistidos e os últimos óbitos não foram em decorrência da falta de leitos.

5) Quais medidas a Prefeitura de Queimados está realizando para contornar o aumento do número de casos?

A pandemia da covid-19 é uma responsabilidade de todos e, portanto, precisamos é desenvolver um senso maior de coletividade, onde cada um é responsável pelo próximo.

Estamos com todos os profissionais trabalhando diariamente em prol do munícipe e, ainda assim, enfrentamos as ausências devido às suspeitas de covid-19. O Prefeito Glauco Kaizer editou um novo decreto no último dia 10 de março, que tem por objetivos:

a) Mobilização de profissionais de saúde inativos;

b) Contratação de profissionais para atender à necessidade excepcional, referente à pandemia;

c) Proibição de eventos que aglomeram pessoas;

d) Vigilância e monitoramento do cenário epidemiológico do município;

e) Implementação de medidas de proteção à vida, conforme estratificação de risco;

f) Aumento da fiscalização pela Ordem Pública e Vigilância Sanitária.

Somando forças a essas ações, o município continua com a vacinação da população, conforme o número de doses que estão chegando. A imunização contra Covid-19 foi realizada a partir da 3ª semana epidemiológica, segundo plano operacional de vacinação.

Os contemplados foram os grupos prioritários e mais vulneráveis a desfechos negativos. Da mesma forma, foi garantido o acesso à 1ª e 2ª doses em tempo oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!