sábado, 6 de fevereiro de 2021

Cedae suspende atividades na estação do Guandu para evitar proliferação de geosmina


Fornecimento será interrompido na noite deste sábado, com previsão de retomada na manhã de domingo. 


A Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) realizará na noite deste sábado (6) uma operação nas comportas do Rio Guandu, onde de acordo com o plano de contingência da empresa, será adotado um protocolo operacional, manobrando as barragens da captação e interrompendo as atividades da ETA Guandu entre 18h/19h desta noite, até as 5h da manhã deste domingo (07), de maneira preventiva.

A ação consiste na abertura das comportas (impedindo a entrada de água na ETA) para o escoamento com maior volume e velocidade, renovando parcialmente a água da lagoa.

O objetivo da operação é evitar o aumento do número de algas e, consequentemente, reduzir a possibilidade de ocorrência de geosmina/Mib no local, embora, segundo a empresa, as concentrações de geosmina/Mib na água tratada estejam baixas, a quantidade de algas na lagoa próxima à estação de tratamento vem crescendo nos últimos dias.

Por conta do fechamento das comportas, o abastecimento pode levar até 48h para ser normalizado, tanto que a Cedae pede que clientes que possuam sistemas de reserva usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água.

Ainda segundo a empresa, consumidores com sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não devem sentir o desabastecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!