terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Prefeitura de Queimados promove troca de óleo de cozinha e descarte de eletrônicos

 


Ação visa estimular o descarte de forma consciente. 

A Prefeitura de Queimados através de sua Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais (SEMADA) está promovendo uma ação que visa o descarte consciente do óleo de cozinha usado, quando o munícipe poderá realizar a troca a partir de 2l de óleo por produtos de limpeza. 

A ação acontecerá de forma itinerante, disponibilizando pontos de “Eco-troca” em diversos locais da cidade. Com a troca, a Prefeitura irá realizar o descarte de forma que não prejudica o meio ambiente, gerando benefícios para sociedade. 

Vale destacar que o óleo de cozinha quando descartado de forma incorreta, causa um impacto enorme no ecossistema, uma vez que ao chegar nos corpos hídricos, ele tem um poder de poluição estrondoso, sendo que cada litro de óleo descartado no sistema de esgoto pode contaminar cerca de 25 mil litros de água. 

As trocas serão feitas através de um ponto permanente na sede da SEMADA (Av. Luiggi Giobi, 498 - Fanchem), além dos pontos de troca itinerantes, que nesta semana estarão não seguintes pontos: 

Quarta-feira (27) Eco Ponto CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - Rua Macaé, 430 - São Roque. 

Quinta-feira (28) Eco Ponto praça Nossa Senhora da Conceição - Vila das Mangueiras, Queimados. 


Como funcionará essa troca: 

2 litros de óleo = 1 detergente

4 litros de óleo = 1 multiuso

10 litros de óleo = 1 sabão pasto e 2 sabões em barra

20 litros de óleo = 2 desinfetantes e 6 detergentes

50 litros de óleo = 2 desinfetantes, 1 detergente, 2 sabões pastosos, 3 multiusos e 6 detergentes.


Vale lembrar que, os produtos serão entregues de acordo com a disponibilidade no estoque. A cada semana, a Secretaria de Ambiente, divulgará os pontos de coleta itinerante. 

Além da troca de óleo, a SEMADA também estará realizando o descarte de eletrônicos de forma consciente, onde o munícipe pode deixar seu aparelho que não tem mais utilidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!