quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Prefeitura de Queimados comete gafe em postagem na rede social

Equipe da comunicação deixou de fora um representante das religiões de matriz afro, gerando grandes críticas. 


Uma postagem da Prefeitura de Queimados, publicada nesta quinta-feira (21), gerou revolta nos adeptos de religiões de matriz africana. Na data em que se comemora o Dia Nacional da Luta contra a Intolerância Religiosa, a equipe de comunicação do governo municipal publicou uma arte com a mensagem: “Respeitar o próximo é cultivar a paz”. No entanto, na primeira imagem publicada não havia nenhum representante das religiões de matriz afro. 


Após uma chuva de comentários negativos nas páginas oficiais da prefeitura, a equipe de comunicação reconheceu o erro e inseriu uma nova imagem. “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos e não representados por nosso post. A Prefeitura de Queimados valoriza e respeita todas as religiões”, publicaram uma nota em seguida.


Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Yalorixá Gildária dos Santos, a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião. Dessa forma, o dia 21 de janeiro, data de falecimento da Mãe Gilda, serve de alerta acerca do problema da intolerância religiosa, e é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões.

“Deveria ter um pedido de desculpas. Em pleno dia de combate à intolerância religiosa, deixar de lado as religiões de matriz afro, que mais sofrem com isso. Essa postagem não deveria existir. Uma vergonha”, protestou o seguidor Felipe Camara.

Já o seguidor Mário Rufino completou. “Precisamos evidenciar sempre que possível esses equívocos e racismo estrutural. Em uma postagem sobre intolerância deixar um representante de matriz africana de fora ou é preconceito ou incompetência”, ressaltou.

Veja a imagem original que gerou a revolta entre os internautas: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!