segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

EXCLUSIVO: Secretária Cristiane Lamarão projeta as metas para os primeiros 100 dias de governo na Assistência Social

Implantação de um CRAS itinerante, além de um local específico para o atendimento aos idosos e promoção de ações comunitárias e casamentos comunitários estão entre as ações  

Por: Felipe Carvalho

Experiência ela tem de sobra. Com mais de 20 anos de atuação na área da Assistência Social, Cristiane Lamarão chega a Queimados com a missão de cuidar das pessoas mais simples. E, para os primeiros 100 dias de governo, a gestora anunciou em primeira mão à Revista Queimados quais são as metas: implantar o CRAS itinerante nas regiões mais distantes da cidade, promover ações de cidadania, incluindo além dos serviços oferecidos nos CRAS, também de documentação e assistência jurídica, retornar com os casamentos comunitários e uma unidade exclusiva de atendimento aos idosos. 

No primeiro dia de trabalho, nesta segunda-feira (4), Lamarão visitou os equipamentos públicos de Assistência Social da cidade e fez o levantamento patrimonial dessas unidades. “Tem CRAS que precisam de reforma, capina e pintura. Nosso intuito é unificar o atendimento oferecendo capacitação e qualificação ao nosso servidor”, disse. 

De acordo com Lamarão, a Secretaria de Assistência Social implantará o projeto: “CRAS itinerante”, deslocando uma equipe de atendimento para os bairros mais afastados e que ainda não são atendidos. Alem disso, a gestora anunciou a realização de ações comunitárias com os serviços oferecidos nas pastas de Assistência Social, Direitos Humanos e Terceira Idade, a descentralização do CAD único e também do passe intermunicipal dos idosos, “passando a ser oferecidos nos próprios CRAS e não somente na sede da secretaria”.

A secretaria anunciou ainda a implantação de um Centro-Dia para o atendimento às pessoas idosas, mas não precisou exatamente o local e nem quando será inaugurado. “Vamos atender os idosos enquanto a família dele trabalha. É uma forma deles desenvolverem seus potenciais convivendo com pessoas da mesma idade”, acredita. 

Lamarão nega indicação política 

Circulou nos bastidores da política queimadense que a secretária Cristiane Lamarão poderia ter sido indicada ao cargo por um deputado estadual bem influente. No entanto, a gestora negou. “Recebi o convite do prefeito Glauco Kaiser devido à minha trajetória técnica. Inclusive trouxe técnicos que trabalharam comigo no estado para atuar aqui em Queimados. O prefeito quer que as secretarias sejam desenvolvidas de forma técnica e ele nos deu a liberdade de cuidar das pessoas, que são a alma de uma cidade”, afirmou Lamarão, que tem mais de 20 anos de atuação na área de Assistência Social, tendo passado pelos municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Queimados, além do governo do estado e gabinete parlamentar em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!