domingo, 17 de janeiro de 2021

Exame do Enem tem início neste domingo; Veja algumas mudanças e indicações

A abertura dos portões, foi antecipada para às 11h30, com os estudantes podendo entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília.  

Milhões de estudantes de todo o país realizam neste domingo (17) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), algumas mudanças foram feitas, como por exemplo, a abertura dos portões, que foi antecipado para às 11h30, com os estudantes podendo entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília.  

Quem for diagnosticado com a covid-19, ou apresentar alguns dos sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até o momento do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Esses estudantes terão direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Neste domingo (17), os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. As provas terão início às 13h30, com os estudantes tendo cinco horas e 30 minutos para resolver as questões, com a prova terminando às 19h. 

Algumas recomendações para quem for realizar as provas: 


✓A máscara é obrigatória. Recomenda-se levar duas, uma para troca. A retirada só pode ser feita para a substituição ou alimentação, mas o candidato pode permanecer na sala. A falta do item pode levar a eliminação.


✓Haverá recipientes de álcool em gel nos locais, mas é recomendável levar o seu.


✓A prova só pode ser feita com caneta preta, esferográfica, fabricada em material transparente.


✓O acesso ao local de prova só é feito com documento de identificação original e com foto: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH). 


✓Documento foi roubado ou furtado? Pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias. Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.


✓A identificação será feita do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila.


✓O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.


✓Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.


✓Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.


✓Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.


✓Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.


✓Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que seja mantido o distanciamento entre as pessoas, mesmo fora dos locais de aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!