quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Pesquisadores apontam nova variante da Covid-19 ativa no Rio de Janeiro

Por: Douglas Wandekochen

Cientistas do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), de Petrópolis, descobriram uma nova variante do novo Coronavírus Covid-19 ativo no Rio de Janeiro.

Os dados preliminares, porém, não apontam se essa "nova versão" da Covid-19 é mais agressiva ou contagiosa, tão pouco se é mais resistente a eficácia das vacinas.

De acordo com as primeiras análises, esse “novo vírus” derivou da B.1.1.28, linhagem que já vem sendo observada por pesquisadores no Brasil desde o início do ano. Ela foi descoberta por meio de sequenciamento genético através de amostras de 180 genomas do Sars-CoV-2 em circulação no estado do Rio de Janeiro foram sequenciadas pelo LNCC, sob coordenação de Ana Tereza Vasconcelos.

Dos 180 genomas, 38 tinham mutações que indicam se tratar de uma nova linhagem, explica Vasconcelos. Sessenta por cento dos genomas são do município do Rio de Janeiro.

A análise dos dados foi realizada em conjunto com o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ entre outras instituições. O trabalho é parte da Rede Coronaômica, do MCTI, e da Rede Fluminense de Ômicas, apoiada pela Faperj. O trabalho foi publicado no site do LNCC e submetido ao medRxiv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!