segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Procon constata irregularidades em diversas lojas e sites por conta da Black Friday

 


A última sexta-feira (27) marcou o dia oficial da Black Friday a nível mundial, dia esse que o Procon do Rio esteve presente em cerca de 25 lojas em seis shoppings localizados nas zonas Norte, Oeste e Sul da capital e na Baixada Fluminense, além de monitorar 10 websites de e-commerce. 

A ação tinha por objetivo verificar denúncias de maquiagem de preços, descumprimento da oferta e publicidade enganosa durante o ato promocional, sendo realizada em lojas de eletrodomésticos, vestuários, perfumarias, artigos esportivos, telefonia, móveis e artigos para o lar.

Televisores, celulares, fogões, geladeiras e lavadoras estavam no radar dos agentes, que desde outubro vinham monitorando o preço dos aparelhos, que fez com que os fiscais constatassem irregularidades na oferta de 5 estabelecimentos comerciais: Natura, Tok&Stok, Claro e duas lojas do Ponto Frio. Todas exibiam o valor das parcelas de forma mais visível do que o preço total do produto e do número de parcelas.

A loja física da Natura apresentou indício de maquiagem de preço de um condicionador para cabelos, que, em 13/11, era vendido no valor promocional de R$ 34,50 por R$ 22,90. Hoje, o produto sofreu aumento, custando R$ 25,90, como item de Black Friday. Já no e-commerce, dos 10 sites monitorados, os fiscais constataram o mesmo problema em 4. No site Submarino, o preço ofertado na promoção Black Friday para uma Smart TV 43” e um notebook foi o mesmo da data antecedente à promoção (26/11). Ainda era informado preço anterior maior do que realmente era praticado para o notebook.

Nas Casas Bahia, uma lavadora de roupas participante da oferta estava com o mesmo preço de antes. Já a Fast Shop anunciou em seu site um fogão 5 bocas por R$ 2.299 com preço anterior de R$ 2.743, valor este não praticado desde o começo do acompanhamento pelos fiscais em outubro deste ano. No Shoptime, por sua vez, os fiscais constataram que o valor de uma lavadora de roupas em oferta ao ser colocada no carrinho saltava de R$ 1090 para R$ 1.299,99.

Os sites Magazine Luiza, Americanas, Extra, Ponto Frio, Casa & Video e Samsung não apresentaram irregularidades para os produtos monitorados. Caso o consumidor tenha notado alguma oferta com indício de maquiagem de preços, o Procon-RJ orienta que seja enviada a captura de tela do preço anterior e do praticado na Black Friday para o nosso WhatsApp de denúncias (21 98104-5445). Até o fechamento deste release, já recebemos 455 demandas de consumidores somente neste dia. Em 2019 esse número ficou fechado em 426 demandas durante toda a Black Friday, apesar do aumento significativo de compras na internet.


Fonte: Diário do Rio

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