As eleições municipais de 2020 acontecem neste domingo (15) e, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), alguns itens passaram a ser obrigatórios na hora da votação. Entre eles o uso da máscara de proteção facial.
Além de ser obrigatória, a máscara deverá cobrir, boca e nariz e não será permitido a retirada, como por exemplo pendurá-la na orelha ou deixar abaixo do queixo. A única excessão será em caso de dificuldade de identificação do mesário, que poderá solicitar ao eleitor que abaixe a máscara para comprovação da identidade. O uso da máscara é obrigatório inclusive para quem já contraiu a Covid-19 anteriormente.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta, realizar a limpeza das mãos com álcool em gel antes e depois de usar a urna eletrônica e respeitar o distanciamento social.
Além dessas medidas, é bom lembrar que o TSE aumentou o horário em 1h, tendo início às 7h da manhã e se estendendo até às 17h, com o horário das 7h às 10h sendo de prioridade aos eleitores com mais de 60 anos.
O TSE alerta ainda que o presidente da mesa e o juiz eleitoral podem impedir o ingresso ou retirar da seção quem descumprir a obrigação de usar a máscara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!