sábado, 21 de novembro de 2020

De novo ? Após homem negro ser espancado até a morte no Rio Grande do Sul, caso semelhante aconteceu na Baixada Fluminense

 


Enquanto o Brasil ainda se espantava com as cenas de um homem negro sendo morto espancado por seguranças do Carrefour, no Rio Grande do Sul, um caso semelhante que aconteceu na última quarta-feira (18), em Duque de Caxias na Baixada Fluminense, veio à tona neste sábado (21), quando o "RJTV", da Rede Globo, divulgou o caso. 

Segundo informações, o encarregado de supermercado Fernando Silva dos Santos foi acusado injustamente, por seguranças, de roubar um par de sapatos nas lojas Di Santinni, do Calçadão de Duque de Caxias, quando teve sua mochila aberta e os pertences jogados no chão. 

Entrevistado pelo "RJ", Fernando contou que havia acabado de receber seu salário e foi até a loja para comprar uma mochila nova. Depois de efetuar o pagamento, ele colocou seus pertences dentro do produto e já saiu usando a mochila. Semdo abordado logo na sequência pelos seguranças da loja, que o acusaram de ter roubado um par de sapatos.

Ainda de acordo com Fernando, ele apresentou a nota fiscal aos vigilantes,as não adiantou, eles abriram sua mochila e jogaram tudo no chão. Nada foi encontrado e o rapaz conta que questionou a conduta dos seguranças: "só porque eu sou preto?", disse Fernando. 

Fernando procurou a polícia e registrou o caso na 59ª DP (Duque de Caxias), que respondeu em nota, que "as investigações estão em andamento para apurar todas as circunstâncias do fato. Todos os procedimentos de praxe estão sendo adotados".

A Do Santinni também se manifestou e através das redes sociais repudiou o caso e afirmou estar averiguando o fato para que o mesmo não se repita.

Leia a nota da loja na íntegra:

"A Di Santinni repudia veemente qualquer ato de racismo, injúria ou ofensa moral dentro e fora de nossos estabelecimentos. Na última quarta-feira, dia 18/11/2020, em frente a uma de nossas lojas, nosso cliente foi abordado por seguranças do Calçadão de Duque de Caxias. Estamos entrando com um pedido de averiguação junto aos responsáveis, para que fatos como esse nunca mais aconteçam. Já nos colocamos à disposição do cliente, através de contato telefônico do Presidente da Di Santinni, para prestar total assistência perante o caso. Pedimos desculpas a todos pelo ocorrido. Continuaremos seguindo forte contra qualquer tipo de discriminação".

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