quarta-feira, 15 de julho de 2020

Queimados recebe Hemorio para nova campanha de doação de sangue



No dia 23 de julho a cidade de Queimados receberá o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) para uma campanha de doação de sangue no município. 

O evento acontecerá na Estação Cidadania Planeta Futuro, no bairro São Roque, e terá por finalidade aumentar o estoque de bolsas de sangue da instituição, que tem sido gravemente afetada por conta da pandemia da Covid-19. 

Esta será a sétima edição da iniciativa, que já viabilizou a coleta de quase 700 bolsas de sangue na cidade.

Para realizar a doação é preciso respeitar alguns critérios, como por exemplo, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, que fizeram tatuagem há menos de um ano ou portadores de doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

Por conta da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus, algumas medidas de higiene e distanciamento serão observadas durante a coleta, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras tanto por parte de voluntários, como profissionais de saúde; oferta de máscaras descartáveis e álcool em gel no espaço onde ocorrerá a doação e agendamento para servidores municipais que estiverem trabalhando na data e desejarem doar sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!