quarta-feira, 8 de julho de 2020

Prefeitura de Queimados passa a ofertar teste de Swab e sorologia em cinco unidades de saúde


Foto: Divulgação/PMQ

A Prefeitura de Queimados por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde passou a ofertar o testes de Swab e sorologia (IgG e IgM) gratuitamente em cinco unidades de saúde da cidade.

Os testes que já vinham sendo ofertados na Unidade de Pronto Atendimento 24h (Upa) e no Centro Municipal de Triagem da Covid-19, passaram a ficar disponíveis também nos postos de saúde dos bairros Roncador, Eldorado, Inconfidência, Fanchem e Santiago, sendo destinados a pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, como por exemplo, tosse seca, coriza, febre, falta de ar e perda de paladar ou olfato.

Para realização do exame no entanto, o paciente deverá passar por uma consulta médica em uma  das unidades de saúde, apresentando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e pedido médico. O médico então prescreverá o exame de acordo com a gravidade do caso. 

O teste de Swab é molecular e detecta o material genético do vírus numa amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete. Já o de sorologia é responsável por verificar a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Neste caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Vale destacar que a prefeitura já disponibilizou o teste rápido, que é ofertado em todas as 17 unidades de saúde do município, podendo realizar o procedimento as pessoas que apresentam sintomas há mais de uma semana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!