terça-feira, 30 de junho de 2020

Prefeitura de Queimados destaca queda nas taxas de incidência da Covid-19 na cidade



A Prefeitura de Queimados por meio do Gabinete Científico e da Secretaria Municipal de Saúde, já mostra resultados positivos. Há seis semanas o município da Baixada Fluminense vem registrando quedas nas taxas de incidência e detecção da doença (atualmente em 0,84 e 0,17, respectivamente). 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a melhora nos indicativos da cidade só foram possíveis por conta da intensificação de ações de fiscalização, da prorrogação do isolamento social e da ampliação da testagem rápida ao longo do mês de maio. 

As taxas de incidência (TI) indicam o número de novos casos ocorridos sem um certo período em uma população específica. Já a taxa de detecção (TD) corresponde ao percentual de pessoas afetadas não identificadas positivamente pelo teste.

“A queda nesses dados começou a partir da 20º semana, que corresponde entre os dias 10 e 16 de maio, quando o município registrava 5,34 (de TI) e 1,74 (de TD). As ações mais efetivas e o controle da doença, por meio de testagem e tratamento ainda na primeira fase da doença, ajudaram muito para reduzir esses números”, explicou o Epidemiologista, Marcos Lagrotta, que faz parte do Gabinete Científico do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, o apoio do Gabinete Científico Covid-19 tem sido fundamental para gerenciar melhor os dados e traçar planos de reabertura, fiscalização e contenção da contaminação da doença na cidade. “Além de contar com as informações técnicas desses estudiosos, precisamos da ajuda da população em cumprir as medidas de isolamento social, usar máscaras e reforçar práticas de higiene como lavar as mãos com sabão e utilizar álcool em gel. A conscientização de cada um é fundamental para proteção de todos”, reforçou o Secretário.

Vale destacar que a prefeitura ressalta ainda a importância de ampliação da disponibilidade das postagens que se estendeu para todas as 17 unidades de saúde do município. O serviço, que já era ofertado em sete postos da rede, é direcionado a pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse seca, coriza, perda de paladar ou olfato há mais de uma semana. O resultado do procedimento sai em cerca de 15 minutos.

Para realizar o exame, basta procurar a unidade de saúde mais próxima, portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!