terça-feira, 30 de junho de 2020

Cientistas descobrem na China novo vírus com potencial pandêmico








De acordo com pesquisas de um novo estudo, cientistas descubriram uma nova cepa de um vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia. Essa linhagem surgiu recentemente na China e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, de acordo com os autores da pesquisa.

Eles dizem que a cepa tem "todas as características" de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto. A principal preocupação no entanto é de que ela possa sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global, com o agravante de ser uma nova linhagem do vírus influenza -  que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

Essa nova cepa de gripe identificada na China, é semelhante à da gripe suína iniciada no México em 2009, mas com algumas mudanças. Contudo os estudos apontam que o vírus ainda não se trata de uma grande ameaça, mas há um alerta para que fiquemos de olho. 

Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: "No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos".

Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz: "Não devemos ignorá-lo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!