sábado, 5 de outubro de 2019

Queimados terá programação especial para o outubro rosa

Foto: Thiago Loureiro

A prefeitura de Queimados está organizando várias ações para alertar a mulherada da necessidade de cuidar da saúde durante todo o mês de outubro. 

As ações de conscientização tiveram início na última sexta-feira (4),  na Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo (Estrada das Piabas, nº 111, Santa Rosa), onde aconteceu uma coleta de preventivo e uma palestra sobre sintomas e tratamento do câncer de mama. 

Ainda durante o mês várias ações estão programadas para percorrer em todas as unidades de saúde do município. 

Já nesta quarta-feira (9), as queimadenses devem se preparar para suar suas camisas rosas em um grande aulão de ginástica realizado na Vila Olímpica Barnabé dos Santos (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu), com evento totalmente aberto ao público, começando a partir dass 8h.

O câncer de mama é tipo mais comum entre as mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Um dos principais sintomas da doença é o nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, que está presente em cerca de 90% dos casos. Vermelhidão na mama, alterações no mamilo ou presença de secreção sanguinolenta também são sinais que requerem atenção.

Além dessas ações específicas de prevenção realizadas no mês de outubro, o município oferece durante todo ano atendimento em mastologia no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem) e mamografia no Centro Médico e Diagnóstico (Rua Alves, 69, Centro), conveniada pelo SUS. Para realizar o exame, basta realizar uma consulta médica na unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar o encaminhamento médico.

Especialistas também alertam para a necessidade da realização do autoexame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!