segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Queimados aparece entre as cidades mais violentas do país

Foto: Divulgação

Um levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, como a quinta cidade mais violenta do Brasil, com taxa de 115,6 mortes por 100 mil habitantes. 

O estudo que analisou caso de homicídios em cerca de 310 cidades do país, ainda apontou que a falta de policiamento e a ausência de políticas públicas são os principais fatores pelos números elevados da criminalidade no município. A presença da milícia e disputa pelo território do tráfico de drogas, também surgem como principais fatores para a cidade alcançar os números. 

O delegado Moisés Santana, titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHFB), destaca que as informações do Atlas estão baseadas no ano de 2017 e que não retrataram o atual cenário do município

– Na gestão atual, os números estão em queda, não só em Queimados, mas em toda a Baixada. Possivelmente, teremos o mês de junho com o menor número de homicídios desde a criação da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense – informou Santana. 

O delegado ainda detalhou os atuais números, que segundo ele, estão em decaída: 

– Em 2017 foram 142 casos; em 2018 houve 97 registros e, em 2019, até junho, 40 ocorrências. No ano passado, Queimados estava no topo da lista das mais violentas. A taxa de homicídios na cidade, no período, foi de 134,9 mortes violentas a cada cem mil habitantes – completou Santana. 

O retrato da cidade fica ainda mais complicado se analisado apenas o eixo Sul, Sudeste do país, onde Queimados assumiria o ranking da cidade mais violenta, isso porque, as quatros cidade segundo a pesquisa mias violentas do país, estão concentradas no Norte e Nordeste do país, com: Maracanaú (CE) no topo do ranking, com 145,7 homicídios a cada 100 mil habitantes. Seguido por Altamira (PA) que registra 133,7. São Gonçalo do Amarante (RN) vindo em terceiro e, Simões Filho (BA) em quarto. Queimados (RJ) vem em quinto com Alvorada (RS) logo em seguida, em sexto.  Essas duas últimas inclusive, são as únicas duas cidades no top 20 que não estão no Norte ou no Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!