terça-feira, 17 de outubro de 2017

Vilela enquadra a CEDAE para solucionar falta d'água na cidade


Foto: Divulgação PMQ
Redação -  O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, se reuniu nesta segunda-feira (16), em seu gabinete, com representantes da Companhia Estadual de Água e Esgotos (CEDAE) para tratar sobre diversas questões referentes ao abastecimento de água no município. A escassez de água em alguns pontos da cidade, a implantação de novas redes de distribuição para atender aos bairros Três Fontes e Luiz de Camões e a  construção de novos reservatórios – obra em execução na Vila Nascente e para iniciar nos próximos dias na Vila São João -  foram alguns dos assuntos debatidos.

Participaram da reunião o prefeito Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi,  além dos representantes da CEDAE, o gerente da Baixada, Marcelo Nowaski, o chefe do departamento de Queimados, Emydio Cerqueira e o diretor de distribuição, Marcello Barcellos Motta.

Foto: Divulgação PMQ
Durante o encontro, o prefeito Carlos Vilela apresentou sugestões para ampliar o abastecimento de água na cidade e ressaltou a parceria com a CEDAE no desenvolvimento de projetos para erradicar a falta d’água em todas as regiões do município.  “Desapropriamos os terrenos para tornar possível a construção de reservatórios que serão os responsáveis por abastecer diversos bairros e vão beneficiar milhares de moradores. Em breve, não vai mais faltar água na torneira dos nossos moradores”, garantiu.

De acordo com o diretor de distribuição da CEDAE, Marcello Barcellos Motta, o abastecimento de Queimados é proveniente de parte do sistema Guandu e do sistema de represas que foram afetadas pela estiagem. “Estamos efetuando uma série de manobras para tentar minimizar o problema e, atendendo com carros pipa as partes mais distantes do sistema para tentar levar água a essas pontas. Sobre as novas redes, uma no Três Fontes e outra no Camões, vamos estudar com o nosso pessoal técnico da Baixada”, afirmou.

Abastecimento ampliado

Foto: Divulgação PMQ
Por meio do projeto Novo Guandu, o sistema de abastecimento de água está sendo ampliado em diversas localidades de Queimados. O pacote inclui nesta primeira  etapa a construção de dois novos reservatórios: Queimados I e Camburi, um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede), 70 novos quilômetros de rede de distribuição e 5,6 quilômetros de assentamento de troncos distribuidores. Já a segunda etapa, contempla o Queimados II e Vitória, ainda sem data de início prevista.

O investimento é de mais de R$ 75 milhões. A previsão é que 10 mil novas ligações domiciliares sejam realizadas. A conclusão da obra deve acontecer em dezembro. A Prefeitura de Queimados foi a responsável pela desapropriação dos terrenos onde os reservatórios estão sendo implantados. Os bairros também estão recebendo o serviço de assentamento de troncos de adução e distribuição, complementando assim a rede já existente nessas regiões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!