segunda-feira, 23 de maio de 2016

Beleza e graça nos tablados da Vila


Queimados entra em ritmo olímpico e abre turmas gratuitas de Ginástica Rítmica para crianças e adolescentes. Ainda há vagas abertas

Para a pequena Luane Marques, de sete anos, o contato com as cordas, fitas, arcos, bolas e maças (balizas ou pinos de boliche) poderia ser apenas mais um dia de brincadeira comum às crianças de sua idade. Mas na verdade, a menina abre mão da diversão e a relação com esses objetos fazem parte dos treinamentos de Ginástica Rítmica, esporte olímpico, que passou a ser oferecido gratuitamente neste mês pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O objetivo das aulas que acontecem às sextas-feiras na Vila Olímpica do município (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu) é fortalecer o trabalho de base e incentivar a descoberta de novos talentos na região.

Nada de brincadeira! Apesar de serem principiantes, a pequena Luane e outras 20 alunas  matriculadas na nova modalidade, levam a sério os treinamentos e se dedicam durante uma hora e meia com muita intensidade. E quem comanda a criançada é a professora Kátia Nardi (55). Ela é ex-ginasta e há 30 anos se aplica em revelar novos talentos do esporte na região: “Na Baixada Fluminense, existem muitas crianças com habilidade para praticar a Ginástica Rítmica. O que faltava era incentivo, mas com esta oportunidade aqui em Queimados, tenho certeza que faremos um excelente trabalho e novos atletas surgirão”, acredita.

O esporte é sedutor e tem como principais características a delicadeza, ginga, força e flexibilidade. A dança sincronizada encanta aos que assistem e, principalmente, aos que praticam. Através dos giros, dos saltos, do equilíbrio, das cambalhotas, entre outros movimentos peculiares, a modalidade vem crescendo no país e, além da motivação esportiva, a prática traz diversos benefícios à vida dos atletas. A secretária municipal de Esporte e Lazer, professora Isabelle Ferrão, destaca o atual momento esportivo da cidade: “Estamos vivendo um período onde o país respira esporte e em Queimados não poderia ser diferente. Sempre fomos muito atuantes, pois acreditamos na eficácia das atividades esportivas na vida de seus praticantes. Queremos implantar a ginástica para cadeirantes em parceria com a APAE do município”, disse.

A prática da Ginástica Rítmica pode ser iniciada ainda na primeira infância. A partir dos quatro anos, a criança já possui capacidade de raciocínio e motora para acompanhar aulas da modalidade. Equilíbrio, flexibilidade, além de raciocínio, agilidade e reflexos são trabalhados durante as aulas. Fazer exercícios físicos moderados desde cedo ajuda também no desenvolvimento das capacidades cardíacas e respiratórias, além do fortalecimento dos músculos e ossos. 

Competição antes da Olimpíada

A Ginástica Rítmica é um esporte olímpico desde 1984, quando os jogos foram disputados em Los Angeles, nos Estados Unidos. Antes de se iniciar a briga pela primeira medalha olímpica no Brasil, Queimados vai realizar seu primeiro campeonato da modalidade. No dia 31 de julho, cerca de 200 meninas de todo o Estado do Rio vão se reunir para as apresentações no Ginásio Municipal Metodista, na Vila Pacaembu. E quem deseja fazer bonito é a menina Luane. Ela se dedica nos treinamentos desde o primeiro dia e já de destaca nas aulas. Com a inocência de seus sete anos de idade, ela tem sonhos altos quando fala do futuro: “Eu estou amando tudo. Quero ser uma grande ginasta e disputar muitas competições. Viajar e representar meu país”, almeja.

As inscrições para as aulas de Ginástica Rítmica na Vila Olímpica de Queimados estão abertas. Para garantir a vaga, o responsável deve comparecer à Vila Olímpica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com declaração escolar 2016, atestado médico e uma foto 3x4 e cópia da certidão os RG do aluno, identidade do responsável e comprovante de residência. As meninas se reúnem todas as sextas feiras em quatro horários. Das 8h30 às 10h; das 10h às 11h30; das 13h30 às 15h e das 15h às 16h30, de acordo com a faixa etária que varia de 5 a 14 anos. 

Saiba tudo que acontece em Queimados no maior veículo de comunicação da cidade. Acesse nossa página oficial no Facebook e faça parte da nossa família. Clique aqui: https://www.facebook.com/RevistaQueimadosOficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!