sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Novos esportes são oferecidos na Vila Olímpica


A chama olímpica nunca esteve tão acesa como agora, em Queimados. A cinco meses para a realização da maior competição esportiva do planeta, a secretaria de Esporte e Lazer do município da Baixada Fluminense apresenta novidades.  A partir deste ano, a Vila Olímpica terá em sua grade de atividades, aulas gratuitas de três modalidades que estarão presentes nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro: Taekwondo, Badminton e Boxe. Além das novas opções esportivas, os atletas também podem se inscrever em outras nove modalidades que já eram oferecidas normalmente no local. As aulas começam a partir de 15 de fevereiro.
As vagas são disponíveis para as crianças a partir de cinco anos para aulas de Balé e Jazz. Já para as outras modalidades, é preciso ter mais que sete anos. Os responsáveis podem comparecer à sede da Vila Olímpica (Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira,  das 8h às 17 h, com documentos originais da declaração escolar 2016 (unidades públicas), atestado médico, uma foto 3x4, além de cópias da certidão de nascimento ou carteira de Identidade do aluno, identidade do responsável e comprovante de residência.
Ao todo, são 900 novas vagas abertas, número 56% superior ao que foi oferecido no ano passado. A expectativa é de 2,5 mil alunos estejam matriculados após o Carnaval, contabilizando as novas matrículas e as renovações dos atletas já cadastrados. Além do Taekwondo, Badminton e Boxe Olímpico, o local também terá aulas de: Basquete, Judô, Futsal, Voleibol, Handebol, Natação, Capoeira, Jazz, Balé, além do Taekwondo, Badminton e Boxe Olímpico. “Acreditamos que a Olimpíada do Rio de Janeiro vai incentivar a procura de crianças e adolescentes por novas atividades esportivas. Por isso, resolvemos ampliar o nosso leque de opções”, afirma o prefeito Max Lemos.
Conheça as novas modalidades:
Taekwondo - É uma forma de luta que prioriza a execução de pontapés sobre o uso dos punhos. Os combates têm duração variável, de acordo com o nível de graduação atingido pelo lutador. Para os faixas-preta, a luta tem duração de 6 minutos, sendo dividida em três rounds de 2 minutos. Para os lutadores de faixas coloridas, a luta tem duração de 3 minutos e se divide em dois rounds de um minuto e meio. Os golpes dados acumulam. Um chute dado no tórax vale 1 ponto; um chute giratório no tórax, vale 2 pontos; um chute na cabeça vale 3 pontos e um chute giratório na cabeça, 4 pontos. Caso um dos lutadores consiga nocautear seu oponente, ele é considerado vencedor da partida. Caso nenhum dos lutadores seja nocauteado, ao final do último round, é feita uma contagem de pontos de acordo com os golpes executados.
Badminton - É um esporte bastante semelhante ao tênis e ao tênis de mesa pela rede que separa os adversários. A diferença é que ao invés de uma bolinha e o direito de picar uma vez na quadra, os jogadores usam uma peteca e a mesma não pode tocar nenhuma vez no chão dentro dos limites marcados que sofre o ponto. A contagem dos pontos é muito similar a do vôlei de praia. O jogador ou dupla que vencer a jogada sempre inicia a próxima disputa. Quem completar 21 pontos primeiro vence o jogo. No caso de um empate no game em 20 pontos a 20, o jogo é disputado até o jogador ou dupla abrir 2 pontos de vantagem. O vencedor da partida saí entre o jogador ou a dupla que fizer a melhor de 3 games.
Boxe Olímpico - O objetivo de um pugilista é acertar o maior número possível de golpes no seu adversário e se defender para não ser atacado. O vencedor é aquele que somar o maior número de golpes perfeitos no final de todos os assaltos ou provocar o nocaute do oponente. Um pugilista ganha o combate por pontos quando obtiver decisão favorável pela maioria dos juízes ao final da luta ou quando derrubar seu oponente duas ou três vezes durante o mesmo assalto.  No caso de um nocaute, ou seja, quando um lutador cai e não consegue levantar após uma contagem de dez segundos realizada pelo árbitro, a luta é encerrada. Outra ocasião de ser encerrado o combate é quando ocorre um nocaute técnico, ou seja, quando um lutador não consegue reagir aos golpes do adversário, mesmo se mantendo de pé.


Resultado de imagem para facebook


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE NA CIDADE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!