terça-feira, 16 de julho de 2013

Seletiva Estadual de Bandas e Fanfarras reúne mais de 2 mil músicos em Queimados

Felipe Carvalho-Rio. O Município de Queimados recebeu no último final de semana, a etapa Estadual do Concurso de Bandas e Fanfarras (CONFABENQ), que serviu para selecionar as Bandas que vão disputar a etapa nacional em São Paulo, no mês de dezembro. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ) e Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais (AABAFERJ) e contou com a participação de aproximadamente 2 mil músicos de 33 Agremiações de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, que lotaram a Arena montada na Praça dos Eucaliptos.

As equipes competiram durante a noite de sábado, 13 e o dia de domingo, 14 e um dos grandes destaques do CONFABANQ ficou por conta da Banda Leões de Queimados na categoria “Percussão com instrumentos melódicos juvenil”, que conseguiu o vice-campeonato e garantiu vaga na etapa nacional. O maestro Fabiano Pimentel, 26, atribui o resultado à força de vontade dos componentes da Banda que treinam de segunda a domingo.  “Só sei que é muita felicidade, o reconhecimento do trabalho veio com a classificação para a etapa Nacional. São mais de 50 queimadenses, que vão a São Paulo para disputar o torneio representando o nosso município”, comentou Fabiano emocionado.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Mirian Motta, a quinta edição do CONFABANQ é um incentivo cultural e tem como principal objetivo trazer de volta a tradição de bandas. “Já é uma tradição e a cada ano queremos melhorar a estrutura do concurso, que é importante para a educação, pois utiliza a arte cênica como forma de promoção do respeito e da disciplina. Todos os anos homenageamos uma figura importante para a educação de nossa cidade e nesta edição resolvemos prestar homenagem ao incentivador desta atividade no município, que é o ex-secretário Lenine Lemos”, disse Mirian.

O estudante da Escola Luiz Guimarães, Felipe Moraes, 18, e guarda de honra da Banda Leões de Queimados, competiu pela primeira vez e não escondeu o nervosismo em representar o Município de Queimados na seletiva estadual. “Fiquei muito nervoso, mas a sensação de você estar representando sua cidade é maravilhosa, ainda mais com a casa cheia como foi nesses dois dias de concurso. Conseguimos nos classificar para a etapa nacional, que era o nosso maior objetivo”, finalizou.


Bandas que vão disputar o Campeonato Nacional em São Paulo

Classificação - Sábado

Percussao Marcial:
1-Projeto Música nas Escolas-Barra Mansa
2-Banda Amaral Peixoto-São Gonçalo
3-Banda Comuv- Niterói

Percussão com instrumentos melódicos
1-Condessa - Três Rios
2-Libano Brasileiro - Belford Roxo
3-ABF -Valença

Fanfarra simples tradicional
1-Fapebara- Campos 
2-Saulo Pereira-

Fanfarra com gatilho
1-Refama- Resende
2-Eteeas- Campos

Fanfarra com pisto
1- Noel de carvalho

Marcial
1- Projeto Música nas Escolas- Barra Mansa
2- Apollo XII- Santa Cruz
3- Bamupe - Petrópolis

Classificação - Domingo

Percussao marcial infantil
1- Banda EDN-Cordovil
Percussao marcial juvenil
1- Comor- São Gonçalo
2-Ciep 476- Caxias
Percussao instrumentos melodicos infanto
1-Beatriz silva-
Percussao com instrumentos melodicos juvenil
1-Monsenhor Barenco- São Gonçalo
2- Leões- Queimados
3- Simonidis Guimarães- Iguaba Grande
Fanfarra simples tradicional juvenil
1- Faebb - Itaperuna


Marcial
1- Imperial Petropolitana- Petrópolis
2-Banda Halley- Baixada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!