quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rádio Comunitária de Queimados decide os “Novos Rumos” neste domingo

Felipe Carvalho-Rio. Trilhar “Novos Rumos”. Este é o principal objetivo da nova diretoria da primeira Rádio Comunitária do Brasil, que será eleita no próximo domingo, 16, em Queimados. O Pleito acontecerá na Sede da Instituição, localizada na Rua Laerte Acácio da Silva, 160, das 08h às 17h. Estão aptos a participarem da votação, todos os sócios adimplentes da Rádio, que é a única do Município a ter outorga do Governo Federal para funcionamento.

A eleição se dará por chapa única, composta pelos candidatos a presidente, Jorge Nascimento, vice-presidente, Altamiro Costa, diretor de comunicação, Albino Pires de Andrade Filho, diretor secretário, José Carlos Rodrigues e diretora tesoureira, Marlene Rezende, que juntos ficarão a frente da Instituição durante o Biênio 2013/2015.

O candidato a presidente, Jorge Nascimento, destacou os desafios que virão pela frente. “O trabalho será árduo e a principal missão será resgatar o amor das pessoas pela rádio, que é um patrimônio histórico/cultural da cidade. Para isso, precisamos recuperar a estrutura física e administrativa e o sonho é conseguir ter a nossa sede própria. Contamos com as parcerias com o poder público e com a iniciativa privada para obtermos êxito nesta empreitada”, disse Jorge.

Lutas e repressões marcam a história da rádio

Criada em 1991 por ativistas, militantes do campo da comunicação popular, lideranças comunitárias e principalmente pelo povo do antigo distrito de Queimados, a Rádio Novos Rumos foi pioneira em sua estrutura de gestão e participação democrática. As suas assembleias e eleições são regulares e pautaram desde o início a administração da emissora, garantindo a participação livre e irrestrita de qualquer pessoa. 

A novidade da comunicação comunitária ajudou a dinamizar a luta popular. Em todo país surgiram diversas associações nas comunidades e bairros, que encampavam o modelo da comunicação comunitária e de organização efetivamente dirigida pelo povo. Enfim, a práxis se concretizou através da participação democrática. Em sua história, a repressão não tardou e a Rádio Novos Rumos sofreu bastante, foi fechada, teve seus equipamentos apreendidos, seus líderes presos e julgados. 

No dia 05 de novembro de 2009, coincidentemente dia nacional da cultura, foi publicado no diário oficial da união a outorga da Rádio Novos Rumos e no mesmo ano a emissora recebeu da câmara municipal de Queimados, moção de aplausos e a medalha Darcy Ribeiro pelos serviços prestados a sociedade. 

Fonte: http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=1952

___________________________________________________________________________________



Curta a página oficial da Revista Queimados.com no Facebook e saiba das principais notícias da cidade e concorra a prêmios todo mês. Clique no link: http://www.facebook.com/pages/Revista-Queimadoscom/281646351865481

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!