sábado, 22 de junho de 2013

Manifestação pacífica em Queimados reúne cerca de duas mil pessoas

                                                                                               Fotos: Sergio Ricardo Silveira
Militantes sobem a passarela e formam um mar de gente
Leandro Machado, Rio - Cerca de dois mil queimadenses foram às ruas nesta sexta-feira (21) para reivindicarem uma série de melhorias na administração pública municipal, estadual e Federal. A concentração foi na Praça dos Eucaliptos no Centro de Queimados e desde as primeiras horas da tarde, um movimento de jovens com cartazes e caras pintadas já podia ser visto no local. O manifesto foi pacífico e nenhum incidente foi notado durante toda a caminhada. Os organizadores fizeram questão de lembrar aos gritos que depredação de órgão públicos e privados é crime e, além de os próprios pagarem o prejuízo, poderia acarretar em confusão e prisões. Antes da saída, o hino nacional brasileiro foi entoado em coro uníssono pelos presentes.

Jovens pitam o rosto e levam sua faixas de protesto
Os jovens levaram cartazes  exigindo melhores condições de saúde. Pedidos de atenção à UPA e ao Posto 24 horas puderam ser vistos nas mãos dos manifestantes. O Hospital de Queimados também foi lembrado pelos jovens. O antigo "esqueleto" já foi demolido e um novo hospital está programado para ser contruído. A obra deve custar 89 milhões de reais aos cofres públicos. 
"O posto que foi fechado para a reforma há alguns meses e a falta de funcionamento da unidade faz com que os moradores, principalmente da área do Fanchen,  se desloquem para o posto da Pedreira". Disse um manifestante.

Manifestantes saem pelas ruas de Queimados
Por volta da 17 horas, o grupo de manifestantes saiu da concentração, na Praça dos Eucaliptos, em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição, primeira parte a ser percorrida pelo grupo. Durante o trajeto entre a Avenida Eloi Teixeira, passarela e o destino, pessoas que chegavam dos transportes coletivos se uniam aos manifestantes. Na passarela, se via um grande mar de gente com faixas, caras pintadas e gritos de ordem. Na praça, os jovens, em sua grande maioria, cantaram músicas pedindo melhoria na saúde e educação.

O grupo marchou por todo o Centro da cidade e passou por importantes órgãos públicos da cidade como a Prefeitura e Fórum Municipal, entretanto nenhum tumulto foi registrado e os ânimos não se exaltaram. Na dispersão, novamente na Praça dos Eucaliptos, os manifestantes que se juntaram aos que saíram no início do protesto e uma grande aglomeração podiam ser vistas. Claramente exaustos, muitos sentados, mas não largavam seus cartazes e protestos.

Manifestantes lotam a Praça dos Eucaliptos no fim da Caminhada
Um dos idealizadores e líderes do movimento, Vinícius Amaral, declarou em uma rede social que parece um sonho e está feliz com a mobilização dos queimadenses.

-Eu ainda acho que vou acordar disso tudo. Nasci, me criei, estudei, trabalho e pretendo morrer em Queimados e nunca imaginei que a população da cidade fosse se mobilizar dessa forma. As imagens da multidão que tomou as ruas da cidade ainda não saem da minha cabeça. Cada pessoa, cada cartaz, cada voz. Todos unidos no mesmo propósito: viver numa cidade, num estado e num país melhor.


Medo de confusões faz comerciantes fecharem as lojas mais cedo 

Loja fecha suas portas cedo em plena sexta-feira
Mesmo os idealizadores durante toda semana divulgarem que o manifesto seria pacífico, os comerciantes do Centro da cidade de Queimados resolveram não arriscar e por volta das 16 horas pouquíssimos estabelecimentos seguiam com seus portas abertas normalmente. Um gerente de loja, que preferiu não se identificar, disse à nossa reportagem que é a favor dos protestos, mas os vândalos se juntam às pessoas de bem para causar tumulto: “Eu vibro com a ideia, mas para o comércio é melhor não arriscar. Temos visto na televisão o que os marginais que se juntam à sociedade fazem”. Disse.

Muitos boatos assustaram os donos de loja e manifestantes que só queria protestar. Ditos de que grupos de bandidos já haviam se mobilizado para saquear o comércio foi assunto na cidade durante todo a semana. Mesmo com tantos “disse-me-disse” nenhum tumulto mais grave foi registrado.

Grupo que intencionava fechar a Dutra é contido pela PM

Policiais fazem contenção na Manifestação
Após a dispersão dos manifestantes, um grupo seguiu em direção à Rodovia Presidente Dutra com intenção de fechar a principal Via Expressa da Baixada. Denúncias chegavam à nossa redação que, armados de paus e pedras, o grupo queria queimar carros e coletivos, como aconteceu em outros municípios.

A Polícia Militar foi alertada e encurralou os vândalos na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, próximo à Boate Fire Music. Teve um início de confronto dos baderneiros com os policiais, mas logo o tumulto foi desfeito e o bando não obteve êxito no feito.


A Polícia Militar ainda não divulgou os números da manifestação. Nossa equipe de reportagem ligou durante o sábado para a assessoria de imprensa da PM, mas não obteve sucesso e aguarda o comunicado da corporação para publicar os números oficiais.

___________________________________________________________________________________



Curta a página oficial da Revista Queimados.com no Facebook e saiba das principais notícias da cidade e concorra a prêmios todo mês. Clique no link: http://www.facebook.com/pages/Revista-Queimadoscom/281646351865481

2 comentários:

  1. VALE A PENA ESCLARECER QUE O POSTO NO FANCHEM JÁ VAI PARA 4 ANOS FECHADO E O DA PEDREIRA FICOU 3 ANOS SEM FAZER NENHUM ATENDIMENTO AO POVO DE QUEIMADOS E COM SEUS FUNCIONARIOS TRABALHANDO NA FALSA UPA . POR ISSO NÃO HOUVE AUMENTO NA PORCENTAGEM DE RECURSO A SER UTILIZADO NA SAUDE, SÓ HOUVE AUMENTO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS INCHANDO O ORÇAMENTO MUNICIPAL , TEMOS EN QUEIMADOS MAIS SECRETARIAS QUE O MUNICIPIO DO RJ E O DE SP. POR ISSO VAMOS CONTINUAR SEM MEDICOS , SEM APARELHO DE RESSONANCIA MAGNETICA ,COM FALTA DE MEDICAMENTOS, COM RAIOS X EM PESSIMOS FUNCIONAMENTO. OS POLITICOS DE QUEIMADOS QUEREM QUE ISSO CONTINUE ,PARA ELES CONTINUAREM COM A POLITICA DE FILANTROPIA ESTALADA EN QUEIMADOS!!

    ResponderExcluir
  2. PEÇO QUE CORRIJA PÓS O VINICIUS AMARAL NÃO É UM DOS IDEALIZADORES DO MANIFESTO.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!