segunda-feira, 6 de maio de 2013

Educadores de Queimados participam de encontro de leitura


Felipe Carvalho-Rio. A Prefeitura de Queimados realizou na última terça-feira, 30, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, o II encontro de leitura do Município,  que faz parte do projeto da Secretaria de Educação “Ler e sonhar é só começar”, que visa formar alunos com competência escritora e leitora através de catalisadores motivados e apaixonados pelo lúdico. O encontro foi voltado aos diretores escolares, alunos, professores e implementadores de leitura da rede e contou com a presença do Escritor e Juiz de paz, Ozias Inocencio, que palestrou sobre os conteúdos do livro de sua autoria "Justiça Social & Igualdade Racial” que trata sobre as ações afirmativas e relações raciais. Esteve presente na atividade a Delegada da 54ª DP de Belford Roxo, Maria dos Anjos Carmadella.

As escolas municipais de Queimados possuem hoje mil livros pré-didáticos e um implementador de leitura. A secretária de educação, Miriam Motta, destaca a importância do projeto para a cidade. “Planejamos o projeto de leitura com o objetivo de inflamar nas escolas amor aos livros, pois sabemos que pessoas que leem se tornam donas do próprio pensamento e livres para alcançarem lugares e posições na sociedade. Queremos que nossos professores incentivem às crianças a terem amor pelas histórias e tenham suas mentes fertilizadas por sonhos que movam a sociedade”, destacou Miriam.

Para o palestrante Ozias Inocencio, a questão do racismo deve ser tratada  com importância nas escolas. “As experiências realizadas pelos países que convivem com o racismo poderiam servir de inspiração ao Brasil, respeitando as peculiaridades culturais e históricas do racismo em nossa realidade. É isso que retrato no livro que apresentei para os educadores do nosso município. Espero que eles possam colocar esses conceitos em prática dentro de sala de aula, para que possamos eliminar o racismo na sociedade”, disse Ozias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!