terça-feira, 23 de abril de 2013

São Jorge é homenageado com música, feijoada e muita oração em Queimados

Fotos: Dine Estela

Deise Luci é devota do Santo desde 
que ele curou sua mãe de um câncer.
Dine Estela: São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, nascido em 280 d.C e venerado como mártir cristão, após ser torturado e degolado em nome de Jesus Cristo. No entanto, a devoção ao Santo transcende à religião, revelando um grande sincretismo, principalmente em países de matriz africana como o Brasil. Em Queimados não foi diferente e houve festa para todos os credos e gostos, com missa, roda de Ogum, procissão e samba. Muitos fogos, velas, flores e roupas vermelhas, acompanhadas de música e feijoada, embalaram este dia 23 de abril em homenagem ao Santo.

Logo pela manhã, por volta das 6h, foi possível acompanhar a procissão com mais de 50 carroças e cavalos que percorreu as principais ruas da cidade. O grupo terminou a peregrinação no sítio da Amizade com muita oração e homenagens durante o dia inteiro. As 17h o local ainda estava lotado de devotos.

Na Casa de Festas Gondomar, a festa começou um pouco mais tarde com a preparação de uma grande feijoada e uma roda de Ogum e muito samba com o grupo Raiz da Liberdade de Austin. “É o segundo ano que cantamos nesta festa. Estamos muito felizes com a receptividade do público que acompanha a apresentação com muito entusiasmo e devoção” contou um dos componentes, Jose Luiz. 

A feijoada é uma tradição antiga realizada há quatro anos pela devota Adriana Lopes, mais conhecida como Adriana “Tem Tem”. “Tenho muita devoção por este Santo que já me socorreu muitas vezes e faço todos os anos esta festa com muito carinho e sacrifício”, contou. Os devotos ganharam mimos em memória ao Santo como flores e blusas com a imagem de São Jorge. 

Também foi possível fazer agradecimentos por bênçãos recebidas e renovar os pedidos, contou Adriana. “As pessoas tem o hábito de esfregar três moedas pelo seu corpo e fazer um pedido ao depositá-las no altar. Outras preferem acender velas ou simplesmente encostar-se às vestimentas do Santo. Qualquer coisa vale a pena quando a gente tem fé”, explicou.  



___________________________________________________________________________________

Curta a página oficial da Revista Queimados.com no Facebook e saiba das principais notícias da cidade e concorra a prêmios todo mês. Clique no link: http://www.facebook.com/pages/Revista-Queimadoscom/281646351865481


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!