terça-feira, 2 de abril de 2013

Representantes da Sociedade Civil cobram criação do Conselho Municipal de Segurança

Crédito: Divulgação
Redação-Rio. A criminalidade e a violência são assuntos bastante atuais. No último  domingo, 31, completou-se 8 anos da chacina da Baixada Fluminense, crime que entrou para a história do Rio de Janeiro, deixando 29 mortos.  No dia 21 foi realizada a 9º edição da caminhada pela paz, promovida pelo movimento católico de Queimados, com o objetivo de relembrar as vítimas de violência no município. Durante a atividade, um grupo de representantes da sociedade civil organizada protestou com faixas que cobravam dos Gestores municipais mais empenho nas Políticas Públicas de Segurança. 

Os dizeres cobravam participação popular nas políticas públicas de segurança em Queimados e a criação do Conselho comunitário de Segurança no município que ainda não foi criado e implementado. Os conselhos comunitários de Segurança, são regulamentados pela Resolução 781, 8 de agosto de 2005, Resolução 78 de setembro de 2007 e pela Resolução 547, 12 de abril de 2012, da Secretaria Estadual de Segurança Pública  do Rio de Janeiro. 

São várias as finalidades do órgão, algumas delas são; Aproximar as instituições policiais da comunidade e as comunidades da polícia , restaurando suas imagens; Aprimorar o controle da criminalidade através do apoio daqueles que convivem mais perto com os problemas no cotidiano; Elevar o grau de entendimento da comunidade sobre a complexidade dos problemas relacionados á segurança pública ;promover programas de instrução e divulgação de ações de autodefesa ás comunidades e dentre outras. 

A Revista Queimados tentou contato telefônico com o Secretário Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública, Elias José, para saber o posicionamento da Pasta,  mas não obteve êxito na tentativa.

2 comentários:

  1. O endereço da minha secretaria é Estrada do Lazareto,184 e o telefone do meu gabinete é 2665-1631. Se eu não estiver fale com minha Chefe de Gabinete e serás muito bem atendido, como todos que nos procuram na Secretaria ou nos ligam. Um abraço e sempre à sua disposição.

    ResponderExcluir
  2. Conselhos... para que mais conselhos e os que existem não funcionam como deveriam? Conselho de saúde, conselho da cidade, conselho do meio ambiente, conselho da pessoa idosa... Onde ficam? O que fazem? população tem acesso a eles? A população sabe para que serve um conselho?

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!