sábado, 13 de abril de 2013

Prefeito Max Lemos preside mesa temática em Seminário no Palácio Guanabara

Foto: Divulgação
Felipe Carvalho-Rio. Discutir os desafios a serem enfrentados no planejamento e na gestão da Região Metropolitana abordando as experiências internacionais relacionadas com o Rio de Janeiro.  Esse foi o debate promovido pela mesa temática presidida pelo Prefeito de Queimados, Max  Rodrigues Lemos, durante o seminário Rio Metrópole, que aconteceu nesta sexta-feira, 12, no Palácio Guanabara. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Obras, através do Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas e serviu para  fazer um balanço das relações técnicas e financeiras entre o Governo do Estado e o Banco  Mundial representadas em programas de gestão metropolitana e desenvolvimento urbano metropolitano sustentável.

Palestraram sobre o tema a pesquisadora do observatório das metrópoles, Ana Lucia Britto, o especialista em competitividade industrial da Firjan, Riley Rodrigues e a Superintendente da Secretaria de Estado de Planejamento, Haidine Barros. O seminário contou com a participação de expositores do Banco Mundial e convidados de outras instituições, além de representantes do governo do estado, da Alerj e de prefeitos e secretários de políticas urbanas dos municípios pertencentes à Região Metropolitana.

Para o Prefeito de Queimados, Max Lemos as cidades que compõem a Região Metropolitana devem adotar um modelo de agregação de forma a criar uma política unificada de desenvolvimento. "Há muito tempo que não se via uma discussão tão ampla sobre os rumos e as possibilidades de gestão para a Região Metropolitana do Rio, como os problemas comuns às cidades: segurança, saneamento, resíduos sólidos e mobilidade urbana.  Precisamos elaborar um Plano que ordene o crescimento e dê as diretrizes a serem seguidas, com ênfase em temas relacionados a uma visão de futuro", disse Max.

Região Metropolitana receberá investimentos do Banco Mundial 

O Subsecretário Estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, organizador do encontro, disse que o Estado estabeleceu compromisso com o Banco Mundial de realizar investimentos na Região Metropolitana com o objetivo de criar e desenvolver programas e ações, em conjunto com os municípios, para debater problemas comuns e implementar o desenvolvimento harmônico das cidades. "O compromisso é o de melhorar o desempenho e a governança do Estado dessa região",  sintetizou o subsecretário, acrescentando que será contratada uma consultoria especializada para a preparação de um plano diretor metropolitano.

Segundo o Secretário Municipal de Urbanismo de Queimados, André Bianche, o  seminário teve como maior desafio pensar o futuro dos municípios para as próximas décadas. "A injeção de recursos concentrados na região metropolitana é enorme. Se por um lado essa nova fase é estimulante, com grandes obras e crescimento econômico, por outro, impõe uma reflexão sobre como os investimentos poderão propiciar uma cidade melhor para se viver. O convênio firmado entre o governo do estado e o Banco Mundial, ajudará o Município de Queimados na elaboração de estratégias de planejamento e gestão territorial", afirmou Bianche.

3 comentários:

  1. O que que eu tenho com isso.......... mais uma vez o banco Mundial vai pendurar outro Municipio.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que o Prefeito se preocupasse com o presente da cidade que o elegeu.
    Aqui no bairro da Paz ele não aparece para ver o caos que está depois que esta obra iniciou e não está prosseguindo.
    Uma residência se incendiou e os bombeiros não tiveram acesso para prestar o socorro, aliáz vieram de longe, pois a promessa de campanha de implantar uma base do corpo de bombeiros, não foi cumprida até agora.
    Mas mesmo que chegassem durante o incêndio não teriam acesso, como não tiveram. E outros serviços são deixados de serem prestados porque o bairro só é buraco e lama.
    E o prefeito está falando em futuro.
    Queremos primeiro o presente e um prefeito que possa estar voltado para a cidade e não pensando em se promover.

    ResponderExcluir
  3. ESSE É NOSSO PREFEITO MAX PINOKIO LEMOS.

    O MAX FEZ
    O MAX FAZ
    ELE VAI TE FERRAR AINDA MAIS POVO DE QUEIMADOS

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!