quarta-feira, 17 de abril de 2013

Moradores de Rio D'ouro estão sem ônibus há mais de uma semana

Leandro Machado, Rio - Os cerca de dois mil moradores do bairro Rio Douro estão desesperados e não sabem a quem recorrer, pois há mais de uma semana estão sem transporte público. As duas linhas de ônibus que fazem a condução no local não estão funcionando e muitos, se quiserem trabalhar ou estudar, têm que andar cerca de 9 quilômetros até o bairro queimadense Quebra-Coco ou até a localidade de São Judas, em Nova Iguaçu para pegarem um ônibus até o centro de Queimados. Outra opção para quem quer se locomover é pagar cerca de 40 reais para fazer o trajeto de moto-táxi.

A linha que liga o bairro a Queimados, que é a mais usada, está suspensa oficialmente pela empresa Fazeni Turismos desde o último dia 9 de abril, mas os usuários denunciam que a irregularidade nos horários dos ônibus é comum e muitos já ficaram sem poder voltar para casa por causa das seguidas interrupções no meio de transporte.  Para agravar ainda mais a situação dos moradores, a outra linha, da Linave, que leva os moradores até o município de Nova Iguaçu já está parada há mais de 15 dias.

Isolados, os "riodourenses" tentam unir forças para resolverem a situação, mas o problema é mais grave do que parece. O bairro é cercado por três municípios (Japeri, Queimados e Nova Iguaçu) e ninguém assume a responsabilidade. No jogo de empurra, quem sofre é o eleitor e contribuinte que paga seus impostos e vota sem expectativas de melhoria. "Parece que não existe ninguém aqui. Nas eleições enchem nossas casas de placas e nossos corações de esperança, depois somem e nós ficamos nesta situação". Desabafa um morador em uma rede social.

Veja um vídeo que mostra a situação dos moradores clicando aqui

Lideranças do bairro estão programando protestos em frente as três prefeituras durante esta semana. Uma página em uma rede social foi criada para chamar atenção das autoridades. Denominada "Rio Douro pede socorro", a página recebe fotos e vídeos todos os dias denunciando a péssima condição de vida que os moradores estão levando.

A empresa Fazeni foi procurada pela nossa reportagem e se defendeu através de um de seus diretores, Neilton Cardoso. Ele disse que a empresa antes de tirar os ônibus da linha, procurou a Secretaria de Transportes de Queimados e oficializou com fotos e foi autorizada a cancelar o tráfego para Rio Douro. Ainda segundo Neilton, a empresa está sendo prejudicada também: "A estrada está intransitável. Infelizmente a situação é difícil e a Fazeni quer colocar o ônibus, pois também está tomando prejuízo. Queremos resolver logo este problema, mas não depende da empresa e sim das três prefeituras envolvidas". Disse.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Queimados, revelou que realmente a empresa entrou em contato com a Secretaria de Transportes, mas o acordo foi de os ônibus irem até o limite de Queimados com Japeri. Ainda segundo a ASCOM, o órgão municipal não tem competência para mandar retirar ou colocar transporte onde não é de sua região, no caso, Rio D'ouro pertence a Japeri e a linha é intermunicipal.

A Assessoria informou ainda que o Secretário de Obras de Queimados, Rogério Brandi, recebeu uma comitiva de moradores, juntamente com um vereador de Japeri, para chegarem a uma solução no impasse. O acordo feito entre as partes é que as suas secretarias farão obras paliativas, a partir da tarde de hoje, para a volta da circulação dos ônibus o mais rápido possível.






5 comentários:

  1. Srs. Prefeitos dos Municipios de Queimados, Japeri e Nova Iguaçu, o asfaltamento ou calçamento destra Estrada é viável, basta as três Prefeituras desde que façam parcerias para o custeio desta obra, vale lembrar que o Governo Federal também pode colaborar e que com a implantação do Arco Metropolitano passando pelo Rio D'ouro esta pavimentação é necessária para as Empresas que queiram se instalar nas proximidades teham acesso ao Arco Metropolitano.

    ResponderExcluir
  2. por favor senhor prefeito faz alguma coisa nós estamos sem ônibus, alinha queimados rio douro, e a linha queimados jaceruba está sem circular faz é tempo!

    ResponderExcluir
  3. AREA DE RESERVA AMBIENTAL, QUANTO MENOR A POPULÇÃO E PROGRESSO MAIS VIAVEL SERÁ A PRESERVAÇÃO .

    ResponderExcluir
  4. Saiam vocês de uma região que não pode ser devastada, vocês decidem morar em uma região rural e depois querem urbanizar.
    Isso está parecendo, grilagem, compram barato ou invadem por opção e depois querem valorizar.
    Querem progresso venham para o centro.

    ResponderExcluir
  5. A 10 anos atras rio d'ouro era um local bonito não sei como está hoje, mas seria mais um atrativo se fosse bem cuidado o local.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!