quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cia de teatro Queimados Encena comemora 10 anos com um festival de teatro no Rio



Dine Estela, RJ: Depois de 10 anos, o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna volta ao palco do Teatro Metodista, Centro, Queimados, nos dias 19, 20 e 21 de abril, às 20h, pelas mãos da Companhia Teatral Queimados Encena, por conta da comemoração de uma década da Cia, liderada pelo ator Leandro Santana que já representou quatro personagens na mesma peça. A entrada custa dois quilos de alimentos não perecíveis.  Ainda fazem parte da programação, uma exposição com o histórico dos últimos anos, Sessão Solene na Câmara Municipal dos Vereadores de Queimados, apresentação da peça "O Médico à Força", Largo do Machado, Centro, Rio, a peça infantil "Incrível Viagem" nas escolas municipais de Queimados além de "A caravana da Ilusão" nos bairros mais periféricos da cidade pelo 1º  festival de monólogos da Baixada Fluminense. Além do Auto, estas últimas programações serão diluídas ao longo do ano, ainda sem datas definidas. Toda a programação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Queimados. 

Ao ser perguntado como conseguirá realizar todas estas atividades ao mesmo tempo e como faz para não trocar as falas dos personagens, Leandro Santana respondeu como o Chicó da peça: “Não sei, só sei que foi assim”, mas explicou que tantos anos fazendo as mesmas peças, fez com que já tenha tudo incutido nas entranhas. “Tá bom, confesso, dá um frio na barriga sim, mas é como relembrar os bons e velhos tempos. A alegria de reencontrar amigos e personagens faz fluir o trabalho”, destacou. 

O espetáculo “O Auto da Compadecida” potencializa as linhas matriciais contidas na dramaturgia de Ariano Suassuna. O espaço cênico é definido por grandes telas brancas onde são projetadas as imagens do cenário - (Fachada externa e interna da Igreja matriz de Queimados - Nossa Senhora da Conceição), uma novidade no novo cenário.  

As embrulhadas de João Grilo (Uel Barros) o levam ao céu para enfrentar o juízo final, onde o diabo faz de tudo para pegá-lo e ele faz de tudo para escapar, para tanto, conta com a preciosa colaboração da Compadecida (Laura Chicanel) com figurino de elementos sincretizando a santa com Iemanjá. 

A comicidade popular e irreverente dos autos populares nordestinos e do teatro de mamulengos são as referências para o ritmo, a movimentação e os desenhos coreográficos da encenação,  traz diversas brincadeiras e cacos relacionando a história à cidade de Queimados, este é outro diferencial da adaptação da peça dirigida pela Cia Queimados Encena. 

10 anos de muitas lutas e vitórias com a Sede própria

Na estrada desde 2003, a Companhia Teatral Queimados Encena, inaugurou com recursos próprios e ajuda de comerciantes locais uma sede para guardar seu acervo, abrigar os ensaios e promover cultura na cidade de Queimados, Baixada Fluminense, à Rua Rua Mustafa Kalaoun, 116, Centro, Queimados. Tel.: (21) 2663-2515 http://queimadosencena.com.br/ 

O Espaço Cultural Queimados Encena, que desde sua fundação teve seu aluguel mensal custeado pelos atores do grupo, com o passar dos anos firmou parcerias para possibilitar a continuidade de sua existência e o fomento da programação cultural do lugar.

Aprovados em dois importantes editais no ano de 2011, (PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO & BRASIL FOUNDATION) conta neste momento com uma série de Oficinas Culturais para iniciantes no universo artístico, e outras para atualizar os profissionais das Artes Cênicas da Baixada Fluminense, além do custeio de diversas ações que ampliarão o aceso da  população ao trabalho realizado.


___________________________________________________________________________________

Curta a página oficial da Revista Queimados.com no Facebook e saiba das principais notícias da cidade e concorra a prêmios todo mês. Clique no link: http://www.facebook.com/pages/Revista-Queimadoscom/281646351865481


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!