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Construção do Arco Metropolitano vista pelo alto em Itaguai |
Redação, Rio - O anúncio feito pela Coca-Cola, há dez dias,
de investir R$ 1 bilhão na construção de uma fábrica de bebidas no
município de Duque de Caxias ratifica a importância do Arco Metropolitano do
Rio de Janeiro para toda a região. Após sucessivos adiamentos, a previsão de
entrega do trecho principal — 71 quilômetros entre Itaguaí e Caxias — deverá
ocorrer em dezembro. O
trajeto, com 145
quilômetros , se estenderá até a cidade de Itaboraí,
completando um dos principais eixos rodoviários do estado.
De olho nesta expectativa, a região está no foco
dos investimentos de gigantes como Petrobras, CSN, Gerdau, LLX e na outra
ponta, a instalação do Comperj.
Em nota, o presidente da Coca-Cola Andina Brasil,
Renato Barbosa, destacou que “a escolha do município de Duque de Caxias se deu
por conta de sua localização estratégica, a 8 km do Arco Rodoviário
Metropolitano, o que facilitará as operações logísticas”. A nova unidade vai
gerar 2,2 mil empregos diretos e cerca de 8 mil indiretos. Já em 2014, começa a
operar o centro de distribuição da Coca-Cola na região.
Ao custo de R$ 1, 1 bilhão
e dividida em quatro segmentos, a obra teve início em junho de 2008. O objetivo
da construção é interligar os principais eixos rodoviários que convergem para a
cidade do Rio de Jameiro e atravessam a Baixada Fluminense: BR-101 Sul
(Rio-Santos), BR-116 Sul (Rodovia Presidente Dutra), BR-040 (Rio-Juiz de Fora),
BR-116 Norte (Rio-Bahia) e BR-101 Norte (Rio-Espírito Santo).
Área vai se tornar em um novo polo logístico
Vice-governador e coordenador
de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão diz que o Arco Metropolitano
vai consolidar o Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos do
país e gerar milhares de emprego na região. Antes mesmo da sua conclusão,
municípios como Queimados, Japeri, Paracambi e Seropédica contabilizam a
chegada de indústrias.
No
distrito industrial de Queimados, 21 empresas já estão atuando e outras se
instalando: a RHI, investimento de R$ 300 milhões e a Deca, mais R$ 120
milhões, por exemplo. Já a Procter & Gamble optou por nova unidade em
Seropédica, assim como a instalação da térmica da Petrobras e da Coquepar.
Investimentos de R$ 2,2 bilhões.
Municípios devem ter planos diretores
O economista da UFRJ,
professor Mauro Osório, especialista em desenvolvimento regional, lembra que a
região ainda é muito carente de empregos de boa qualidade e, por isso, alerta
que a rodovia deve se transformar em um eixo de transporte de cargas,
“tornando-se um elo com o terminal de contêineres de Itaguaí”.
O município, por sinal, é
um dos que mais absorvem o impacto com a construção do Arco. Ali estão os
terminais portuários da Petrobras, Gerdau, CSN e Usiminas, além do porto da LLX
e o estaleiro da Marinha.
Uma segunda zona de impacto
ocorrerá com a consolidação do polo gás-químico em torno da Reduc, em Caxias. Isso , sem
falar na expansão do polo tecnológico na Ilha do Fundão, e o complexo de
cosméticos, em Nova
Iguaçu.
Chances para o prestador de serviços
Especialista em Competitividade
Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Júlia Nicolau
Butter afirma que são inúmeras as oportunidades de negócios e setores que podem
se beneficiar com a implantação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Ele
alerta, no entanto, que os investidores não se instalam apenas por conta dos
benefícios fiscais, que são importantes para atrair novas empresas.
“É importante preservar
áreas para os grandes empreendimentos, mas também investir em infraestrutura de
água, esgoto, energia, acesso à internet, destinação do lixo químico e
industrial”, destaca a economista.
Júlia lembra que a Firjan
finalizou o estudo “Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o Estado
do Rio”, que prevê que a população deve saltar dos atuais 1,6 milhão para quase
4 milhões, no horizonte de 5 a
15 anos.
Assim, além das grandes
indústrias, haverá expansão dos pequenos negócios como restaurantes, hotéis,
supermercados, hospitais, escolas e oficinas, entre outros prestadores de
serviços. Atento a essa movimentação, o Sebrae/RJ também prepara os pequenos
empreendedores para tornarem-se fornecedores locais.
Fonte: O Dia
Esta obra é de vital importância para o desenvolvimento dos Municípios, é a oportunidade das indústrias e empresas se instalarem a margem do Arco Metropolitano para minimizar seus custos tanto na produção de bens e serviços, como no transporte dos seus produtos por não ter que enfrentar grande congestionamento.
ResponderExcluirnoredimlima@ibest.com.br
PORQUE O PRESIDENTE DA COCA COLA RENATO BARBOSA NÃO ESCOLHEU O MUNICIPIO DE QUEIMADOS QUE FICA A MENOS DE 3 KM DO ARCO RODOVIÁRIO METROPOLITANO E AS MARGENS DA PRINCIPAL RODOVIA DO BRASIL? SERÁ QUE AS TERRAS EN QUEIMADOS ESTÃO FORA DE PREÇOS? SERÁ QUE ESTÃO NAS MAOS DE UMA SÓ PESSOA(CORRETOR)? OU PORQUE NÃO TEM FONTE DE CAPTAÇÃO DE AGUA PROXIMO AO DITRITO INDUSTRIAL DE QUEIMADOS? OS MORADORES DE QUEIMADOS DEVERIAM PENSAR NESSAS HIPOTESES.
ResponderExcluirBAIRRO LAGOINHA EM NOVA IGUAÇU VAI SER BENEFICIADO COM O ARCO METROPOLITANO
ResponderExcluirA procura de áreas, sitios, chacaras às margens do arco metropolitano vem aumentando por parte das empresas que pretendem se instalar nas proximidades vizando maximizar seus lucros com a facilidade de escoamento da sua produção e devido a acessabilidade nesta rodovia. A oportunidade de um bom negócio é adquirir estes imóveis antes do asfaltamento e da inauguração, após esta, o valor dos mesmos serão elevados a um patamar altíssimo. Existem alguns proprietários que já estão evitando a venda esperando uma mellhor valorização.
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