segunda-feira, 4 de março de 2013

Queimados amplia serviço de coleta do Teste do Pezinho




Dine Estela: A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados vai promover, a partir do dia 15 de março, a descentralização da Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho que consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar de recém-nascidos. O exame é gratuito e deve ser feito preferencialmente do 3º ao 5º dia de vida da criança. Atualmente a coleta poderá ser realizada às terças e sextas feiras das 8h às 11h:30 no Centro Médico da Pedreira; e às segundas, quartas e quintas-feiras, no mesmo horário, na Sede da Vigilância em Saúde.

Do dia 15 em diante, a população terá acesso ao serviço em mais dez pontos: na Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas e nas unidades de Estratégia da Saúde da Família da Vila Americana, Valdariosa, Santo Expedito, Vila Central, Jardim Queimados, Belmonte, Jardim da Fonte, Tricampeão e Inconfidência.

Prefeito Max Lemos e Secretária de Saúde Dr.ª Fátima
Direito garantido por lei federal, oTeste do Pezinho, segundo a Secretária de Saúde de Queimados, Dr.ª Fátima, pode evitar doenças graves e que podem levar a morte. “O exame é de suma importância para o diagnóstico precoce de doenças graves e que podem proporcionar a diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis, como retardo mental, deficiências físicas e até o óbito,” lembrou. 




Endereços e telefones das UBS

Doenças diagnosticadas pelo Teste do Pezinho

Fenilcetonúria - Doença hereditária que pode levar ao atraso no desenvolvimento neuro psicomotor, deficiência mental, comportamento agitado ou padrão autista e convulsão.

Hipotireoidismo Congênito - Doença hereditária que se não tratada precocemente compromete seriamente o crescimento e o desenvolvimento mental.

Doença Falciforme - Provoca alterações na hemoglobina.  Exemplo: doença falciforme, que causa anemia, crise de dor, infartos teciduais, acidente vascular cerebral (AVC) e aumento de risco de infecções.

Fibrose Cística - Doença hereditária que afeta principalmente pulmões e pâncreas. Crianças com essa doença evoluem com muitas complicações pulmonares e frequentes internações hospitalares.

Créditos das fotos:
01 – Pezinho www.httpheridamc.wordpress.com
02 – Prefeito Max e Secretária – Dine Estela


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!