sábado, 2 de fevereiro de 2013

Saúde põe o bloco na rua neste carnaval



“Use camisinha! Sem camisinha não dá, sem camisinha não pode!”. Assim gritava ‘Dona Prevenida’, uma personagem cômica que perambulava pela Praça Nossa Senhora da Conceição na manhã desta sexta-feira (01/02) despertando a curiosidade alheia.

Fantasiada e munida de um amplificador de voz, a mulher chamou a atenção dos transeuntes para a ação de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis, promovida pelo Programa DST/ AIDS em parceria com a equipe da Vigilância em Saúde de Queimados.

Em uma tenda erguida no centro da Praça, foram oferecidos gratuitamente à população panfletos contendo informações sobre a prevenção das DST’s e preservativos. Além disso, o programa também disponibilizou o serviço de aferição da pressão arterial.

A coordenadora técnica do Programa, Cristiane Costa, destacou a importância de ações como esta nos dias que antecedem o Carnaval e que os foliões precisam estar atentos à prática do sexo seguro também durante os dias da festa. “Em três horas de ação, distribuímos 14 mil camisinhas. As pessoas estão cada vez mais cientes da importância de se prevenir, mesmo os que mantêm uma relação estável. Outro ponto positivo é que a procura de preservativos por pessoas da terceira idade tem aumentado consideravelmente”. Disse.

Outro objetivo da ação era informar às pessoas que o teste rápido de HIV é oferecido gratuitamente pelo município (segundo o Ministério da Saúde, a doença ainda mata cerca de 12 mil pessoas por ano no Brasil). Basta comparecer portando documento com foto na sede da Vigilância em Saúde – localizado na Avenida Irmãos Guinle, 673, Centro –. O exame é realizado todas as segundas e quartas-feiras, pela manhã e à tarde. O resultado sai em 15 minutos.A iniciativa de conscientização se repetirá na próxima segunda-feira (04/02), em evento também realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, entre 9h e 12h.



2 comentários:

  1. quero sair nesse bloco ,aonde vai ser a concentração?., quero ver a gotosa da secretaria de saúde que vai sair de rainha da bateria.

    ResponderExcluir
  2. eu queria ver as fotos da festa da terc idade.obg

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!