quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Programa de combate à hanseníase realiza atendimento gratuito em Queimados

Crédito: Felipe Carvalho
Felipe Carvalho-Rio. Acesso ao diagnóstico, encaminhamento médico para o setor de atendimento, verificação de pressão arterial e distribuição de folhetos informativos. Estes foram os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria de saúde na ação de combate à hanseníase que aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre os sintomas e o tratamento da doença e atendeu cerca de 200 pessoas.

A atividade contou ainda com a presença do médico Arles Martins,  dermatologista do programa de Hanseníase de Queimados, que funciona no prédio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, localizado na Avenida Irmãos Guinlé, 673 - Centro. O Profissional orientou e examinou as pessoas que compareceram ao local e diagnosticou possíveis casos da doença.

Segundo a coordenadora do programa, Jussara Ferreira, a atividade serviu para alertar a população sobre a importância do tratamento da hanseníase e diminuir a discriminação sobre as pessoas que possuem a doença. “O objetivo principal desta campanha é alertar e informar alguns pontos da doença e tirar qualquer preconceito que possa ter com a doença e, mais importante, dizer que o tratamento é aberto e gratuito nas unidades de atendimento”, frisou.

Vanessa de Souza, 24, que trabalha no Distrito Industrial do Município, (Hoje com 22 empresas instaladas e 18 em processo de implantação) aproveitou que estava passando pela Praça para dar uma passada rápida na tenda que realizou o atendimento. “É sempre bom chamar a atenção da população com informações sobre a nossa saúde. Eu já tinha escutado falar sobre a hanseníase, mas não tinha noção do que significava. Agora quando voltar para o meu trabalho vou falar sobre a doença com os meus colegas e quando chegar em casa com a minha família” disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!