sábado, 26 de janeiro de 2013

Queimados promoverá coleta de óleo saturado durante carnaval

Secretário do Ambiente, Alex Dornellas
afirmou que estenderá a coleta
para as escolas municipais

Felipe Carvalho-Rio. O Município de Queimados está empenhado na luta pela preservação do Meio Ambiente e como continuidade das políticas implementadas pela Prefeitura está a coleta do óleo saturado. Durante o carnaval, que tem como tema “Do laranjal, ao industrial, surge Queimados o melhor carnaval”, a Secretaria do Ambiente montará uma tenda na Praça dos Eucaliptos, onde irá recolher o óleo de cozinha, que será utilizado pelos barraqueiros e comerciantes nos dias de festejos.

O óleo utilizado nas frituras de salgadinhos e petiscos será armazenado em garrafas pet e serão destinados para a Secretaria Municipal de Saúde, visando a utilização no veneno contra a Dengue e para empresas de reciclagem, que darão destino final aos dejetos.

Segundo o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o projeto de coleta de óleo para reciclagem se estenderá à rede municipal de ensino. "Estamos seguindo as diretrizes traçadas pelo Prefeito Max Lemos que é trabalhar ativamente na preservação do Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. Não faremos esta atividade somente no Carnaval. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas", disse.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando despejado na pia vai para a rede de esgoto causando entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

6 comentários:

  1. Sugiro que também utilizem o óleo de soja usado, para fazer sabão. É só misturá-lo à soda cáustica de boa qualidade, deixar descansar por uma semana, que fica um sabão de ótima qualidade! sò não deverá usá-lo quem tiver algum tipo de alergia dermatológica. Existem opções de mistura com limão e outras essencias, para perfumá-lo!

    ResponderExcluir
  2. A IDEIA E MUITO BOA E DEVERIA DAR CONTINUIDADE APÓS O CARNAVAL . http://rj.transparencia.gov.br/Queimados/receitas/convenios?pagina=1#paginacao

    ResponderExcluir
  3. Hahaha.. mas a ideia não foi da prefeitura e sim de alunos queimadenses da Castelo Branco, aí descaradamente a prefeitura se apropriou... vergonha

    ResponderExcluir
  4. ótima iniciativa mas é necessário que faça este trabalho continuamente pois,o q mais temos no nosso municipio são pessoas q infelismente por não saber o quanto é terrível descartar este óleo em qualquer lugar isso causa um dano irreparável ao nosso ambiente. Acho que é necessário um trabalho de consientização nos bairros igrejas escolas e etc . Mas acredito que é um bom início lembrando também que existem varias barracas que trabalham o ano todo não só no carnaval.

    ResponderExcluir
  5. O IMPORTANTE MESMO E BANIR ESSE ÓLEO DA NATUREZA E TRANSFORMA-LO EM PRODUTOS QUE POSSAM BENEFICIAR O NOSSO MUNICÍPIO E AS FSMILIAS CARENTE JUNTOS PODEREMOS VENCER ESSE MAL. DE MÃOS DADAS PARA O BEM. TODOS PRECISAM COLABORAR AVANTE QUEIMADOS.

    ResponderExcluir
  6. Não importa de quem foi a ideia do projeto. O importante mesmo é que foi bem recebida e aplicada. Se fosse pensar sobre de quem realmente foi o idealizador deste projeto, então não poderíamos afirmar que foram os alunos da escola acima citada. Esta ideia já vem sendo aplicada há muito tempo em diferentes cidades e circunstâncias. Achei conveniente o Alex Dornellas abraçá-la como o fez e por em prática este projeto. Parabéns pela iniciativa.

    Acredito também que muito em breve o Alex e sua equipe estarão apresentando à sociedade uma novidade em relação a educação ambiental. Agradável, divertida e o melhor: "inédita e exclusiva"

    Alex, olha lá na sua mesa e veja se já chegou o envelope.

    Abraços!

    Roney

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!