quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cinema de graça em Queimados

Dine Estela, RJ: O Cine Marapicu recomeça suas sessões gratuitas de cinema nesta quinta (10). A sessão Cine Mundinho apresenta o filme Once (apresentação única). Classificação 12 anos. No dia 17 é a vez da sessão Contemporânea com o filme brasileiro Janela da Alma. Classificação 12 anos. Dia 24 a sessão Hollywood apresenta a produção americana Clube de luta. Classificação 16 anos. Para fechar o Cine de janeiro tem a sessão Extra com o filme Cinema de Guerrilha na Baixada, a produção brasileira é indicada para maiores de 14 anos. As sessões começam pontualmente às 19h. O Cine Clube fica à Rua Mustafá Calau, 116, Centro de Queimados. Entrada franca.

Nos tempos de glória e apogeu do cinema no Mundo, Queimados chegou a entrar na rota dos lugarejos com salas de cinema. Sem TV ou internet, a população lotava as duas, salas do então distrito de Iguassú.
Nos anos 50, uma das salas tinha capacidade para 1.100 espectadores, que faziam fila até a esquina da próxima rua.

Tempo passou, o lugar virou cidade, a cidade progrediu, mas em pleno séc. XXI os cerca de 156 mil habitantes de Queimados convivem com a ausência de uma sala de cinema.

A Companhia Teatral Queimados Encena resolveu minimizar este problema, participando de um Edital do MinC que visava ampliar o mercado exibidor nos rincões do Brasil, através de implementação de Cineclubes. O projeto de usar a sede do grupo teatral para criar o primeiro cineclube de Queimados, ofertando sessões temáticas ficou em 8° Lugar entre os 54 escolhidos do Rio de Janeiro. Desde janeiro de 2011 o Cine Marapicu passou a realizar sessões gratuitas todas as quintas-feiras. O nome Cine Marapicú é uma proposta de valoração das origens do nome da cidade que era denominada geograficamente como Freguessias de Marapicú.

A SESSÃO VERA CRUZ  apresenta o Cinema Nacional criado até os anos 80. Seguidas da SESSÃO CONTEMPORÂNEOS – Nova safra nacional (à contar de “Carlota Joaquina”), SESSÃO MUNDINHO – Filmes de diversos Países do Mundo e a SESSÃO HOLLYOOD – Sucessos da Indústria Norte Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!