terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Agricultores da Feira da Roça de Queimados terão uniformes

Crédito: Divulgação
Redação-Rio. Os produtores rurais de Queimados já têm motivos para comemorar. Além de comercializarem seus produtos na Feira da Roça, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, eles ganharão uniformes. Através do projeto “Semeando a Agroecologia”, da ONG AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, os feirantes irão receber coletes e bonés com a identidade visual da própria feira agrícola de Queimados.

A feira tem o objetivo de estimular um hábito alimentar saudável dos consumidores através da comercialização de produtos orgânicos (sem agrotóxicos) como frutas, verduras, hortaliças e hortifrutigranjeiros. Com a iniciativa, que já tem dois anos de existência, a intenção é fortalecer a produção autossustentável de agricultura familiar no município.

O projeto surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Queimados com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Atualmente, mais de 20 produtores participam da feira através da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ). 

Os produtores rurais tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag). Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos.

A Feira da Roça de Queimados acontece sempre na última quinta-feira do mês, das 8h às 14h, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro (passarela sob a linha férrea).       

2 comentários:

  1. E uma excelente oportunidade dos pequenos produtores estarem vendendo seus produtos sem a interferência de atravessadores.

    ResponderExcluir
  2. SE AO LONGO DOS ANOS PÓS EMANCIPAÇÃO DE QUEIMADOS OS PREFEITOS DESSEM CONTINUIDADE AO PROJETO DO LEONEL BRIZOLA PARA AS AREAS DESIGNADAS PARA AGRICULTURA, NÃO ESTARIAMOS NA SITUAÇÃO QUE EN 2010 O IBGE CONSTATOU , QUEIMADOS NÃO TEM AREA RURAL E NÃO TEM AGRICULTURA.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!