terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quem já foi Rei nunca perde a majestade


Mudanças no regulamento garante candidatos mais preparados para representar a cidade de Queimados

Dine Estela, RJ: O Rei Vandir Dutra está com 53 anos, 148 quilos e muita história para contar. Teve de fazer uma cirurgia de redução de estômago em que perdeu 62 quilos, mas ainda está com dificuldades para andar, logo não pode mais concorrer, mas deixa seu conselho aos postulantes ao cargo. “Tem de ser educado, não deve ingerir bebida alcoólica e dar muita atenção às crianças. Também tem de falar bem de sua cidade, deixando sempre uma boa impressão do lugar”, orientou. Vandir foi Rei Momo por mais de 10 anos, terminando seu reinado em 2002.  

Vandir é de uma geração em que o Rei Momo tinha de pesar mais de 100 quilos, um requisito básico. Quanto mais obeso, mais chances de ganhar o título. O que ocasionou muitos problemas de saúde. Ele chegou a pesar 225 quilos. “Estou fazendo vários tratamentos para artrite, artrose e osteoporose, mas faço questão de acompanhar a escolha do novo Rei”, anunciou.

Sua Corte Momesca chegou a ganhar o título de melhor Corte Momesca da Baixada, por conta da elegância e simpatia, sem contar o samba no pé das mulatas. Onde chegava, a agitação estava garantida com muitas brincadeiras com a plateia. “A gente tem de ser simpático, levar alegria, estamos ali para mostrar o astral de nossa cidade. Falava de futebol, novela e política; porque não, mas sem deixar a peteca cair. Prefeito meu não levava vaia.” Lembrou.

As inscrições para a Corte Momesca de 2012 estão abertas até o dia 22 de dezembro
Os interessados em fazer parte da Corte Momesca deste ano já podem se dirigir à  Secretaria de Cultura, Praça dos Eucaliptos, das 9h às 17h. Munidos de uma cópia da identidade, cpf, uma foto 10X15 e comprovante de residência. Podem se inscrever homens e mulheres a partir dos 18 anos.  O concurso será dia 30 de dezembro.
O prêmio para Rei e rainha será de R$ 2 mil em dinheiro e para princesas e cidadão samba R$ 1.700. A Corte também recebe ajuda de custo para a confecção das roupas, transporte e alimentação durante todo o carnaval.

Como bem disse Vandir Dutra, o Rei Momo não precisa ser tão gordo, mas tem de lembrar a figura Momesca. Elegância, educação e samba no pé são algumas características primordiais afinal, ele torna-se o representante da cidade no lugar do prefeito durante o carnaval.
Mudanças no regulamento do concurso

Este ano os candidatos terão de conhecer a historia da cidade, do samba, além de conhecimentos gerais, porque serão questionados pelos jurados. Outra novidade será no sistema de votação. Wall Araujo, um dos organizadores do concurso, achou melhor fazer uma votação direta. “Não vamos trabalhar com soma de pontos”. Os jurados vão anunciar os nomes que escolherem publicamente e vão justificar o voto, como tem sido feito em vários concursos como a musa do Caldeirão do Huck, por exemplo’, lembrou. Wall disse ainda, que serão sete jurados, ligados à cultura, samba, figura importante e artistas.

Um comentário:

  1. Eu adoro o vandir,ele é mto humilde,pena que nao pode concorrer mais,enfim ele fez uma boa historia.parabens vandir melhoras pra vc,sou sua fã.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!