domingo, 16 de dezembro de 2012

Pelo 2º ano seguido, Manuel Pereira é a escola de Queimados com melhor desempenho no Enem

Crédito: Divulgação
Felipe Carvalho- Rio. O Ministério da Educação divulgou no último dia 22 de novembro as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011). A avaliação leva em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação. Apenas instituições de ensino com mais de 50% de participação e o mínimo de 10 alunos foram consideradas. Pelo segundo ano seguido o Centro Educacional Manuel Pereira (CEMP) foi a escola com melhor rendimento entre os colégios queimadenses, seguido do Instituto de Educação Geraldo de Almeida (IEGA) e do Centro Educacional Betel.

O desempenho do Manuel Pereira superou alguns colégios de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense, como Gonçalves Dias, Iguaçuano e toda a rede ABEU. A média do CEMP também ficou acima de importantes escolas do Estado, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, em Campos dos Goytacazes. O diretor da Instituição Marcos Freitas comemora o resultado obtido pelo CEMP. “Este é o resultado de um trabalho de longo prazo, que reúne investimento em qualidade de ensino e dedicação de professores e alunos. Cada vez mais, queremos nos comparar com escolas reconhecidas pela qualidade do ensino, porém, entendendo a realidade em que estamos inseridos. Nossa proposta é fazer com que o melhor nível de ensino seja acessível aos estudantes de Queimados e municípios próximos”, disse.
Confira o desempenho das Escolas queimadenses

Mas, considerando a média Nacional e Estadual o resultado ainda estar longe do ideal. Com a nota obtida, o CEMP  ocupa a posição 2.926 no ranking nacional das escolas. Já o IEGA ficou na 6715ª colocação e o Betel em 7010º lugar. Quando tratamos das Escolas Públicas, o rendimento é pior. O Ciep Luiz Peixoto foi o que teve melhor avaliação entre as escolas públicas do Município de Queimados, ficando 8034º lugar na média nacional. O colégio São Cristóvão alcançou a 8377ª posição.  A Escola Estadual São João ficou com a 8841ª colocação e fechando a lista o Ciep Roquete Pinto atingiu o posto de 8982º, entre pouco mais de 10 mil escolas avaliadas.

Com cerca de 5,3 milhões de inscritos, o Enem de 2011 foi aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. A edição do exame foi marcada pelo vazamento de questões em uma escola particular de Fortaleza (CE), já que alunos tiveram acesso antecipado a perguntas da prova, utilizadas em um pré-teste aplicado pelo Inep no colégio. Apesar do vazamento, o exame não foi cancelado, apenas os estudantes da escola precisaram fazer uma nova prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!