quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Max anunciou mais sete secretários nesta quinta, 13

Créditos: Felipe Carvalho

Dine Estela e Felipe Carvalho, RJ: O Prefeito de Queimados Max Lemos fecha o ano de 2012 satisfeito com os resultados da Secretaria que obteve mais de 15 mil inscritos e cerca de 80% de presença no concurso público da educação na última semana. A Pasta termina o ano com várias reformas e construções de escolas e creches. “Estamos fechando o ano com recursos para tocar projetos que só estavam previstos para o segundo biênio, inclusive mais cinco creches. Estou muito feliz com este resultado e só tenho a parabenizar nossa secretária, principalmente pelo concurso público que foi tocado com maestria e sem problemas”, enfatizou. Todo este resultado deixou o perfeito tão feliz, que resolveu manter na pasta a professora Mirian de Fátima que sucedeu o Lenine Lemos, seu irmão, afastado pela justiça por conta do parentesco. O anúncio foi feito na tarde desta quinta (13, no Teatro Marlice F. da Cunha, Centro de Queimados.

Diante de tantos projetos para tocar, tornou-se urgente a criação da Secretaria Especial de Projetos e Acompanhamento de Convênios vinculada ao seu gabinete, explicou o prefeito: “esta é uma secretaria especial porque eu preciso de mais braços para tocar esta cidade. Estamos recebendo muitos projetos e preciso de velocidade senão perdemos dinheiro. Ninguém melhor do que a Drª Cleide de Oliveira que é muito qualificada para a função. Ela vai sofrer porque eu sonho, acordo e ligo para ela, coitada,” brincou. Cleide era secretária de Obras, pasta que será assumida pelo vereador Elerson Leandro, abrindo espaço na Câmara para o Marquinho Pacotão (PSB) que está com a candidatura sub judice. Até o momento a cadeira é do vereador Nilton Moreira Cavalcante (PMDB).

O vereador Wilson do Três Fontes foi convidado para assumir a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural com a missão de aumentar a produção agrícola. “Wilson recebe a pasta com mais estrutura por conta de uma emenda de Leonardo Picciani. São 10 máquinas que poderão melhorar a vida dos sitiantes com a abertura das estradas, canais, iluminação, enfim. Dar uma atenção especial aos sitiantes para que eles tenham condição aumentar a sua produção.” Orientou Max que pretende aumentar a Feira da Roça que acontece todas as quintas-feiras na Av. Elói Teixeira para outros bairros da cidade. O prefeito não deixou de agradecer aos secretários anteriores: Careca e Orlando.


Queimados tinha apenas uma subsecretaria de habitação que gerenciou a construção de mais de três mil unidades habitacionais. Os projetos aumentaram tanto, que ficou latente a necessidade de criação de uma Secretaria, segundo o prefeito: “A comunidade do Sem Terra está virando um bairro todo urbanizado, agora precisamos organizar a titulação destes terreno para que estas pessoas possam pagar seus impostos, receber suas correspondências, garantir sua cidadania. O mesmo faremos nos morros da cidade. Não tem como retirar estas famílias então vamos organizar e transformar em bairros com todos os recursos. Esta responsabilidade ficará a cargo do novo secretário de Habitação, Cacau Amaral”, anunciou o prefeito. Cacau vai trabalhar com a subsecretária Ruth do Nascimento, muito elogiada pelo prefeito. “Temos de facilitadores para que a pessoa não perca sua casa, agilizando a retirada dos documentos, um trabalho muito bem feito pela Ruth,” lembrou Max. Esta secretaria que foi o carro chefe da campanha terá uma nova estrutura para a retirada das famílias de moradias de risco.

Tuninho do Vira Virou, é o novo secretário de Emprego, Trabalho e Renda. Mesmo tendo o sonho de ser vereador, resolveu aceitar o convite do prefeito, que acredita no seu potencial de fomentar a geração de empregos. Tuninho terá a missão de empregar os moradores da cidade nas novas empresas que estão chegando. “Do que adianta fomentar a chegada das empresas e não cooptar estas vagas para os moradores. Para isto, resolvi criar esta secretaria que vai precisar trabalhar junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social”, anunciou. Marcelo Picciani (PP) assume a Câmara no lugar do Tuninho.

Robson de Souza
Robson de Souza foi mantido no Previ-Queimados-Instituto de Previdência do Município, por conta do bom trabalho executado. “Robson conseguiu até aumentar nossos índices de arrecadação, protegeu efetivamente os nossos aposentados. Queimados tem mais de 3 mil aposentados e pensionistas e tem se destacado pelo grande número de eventos sociais e atividades para a categoria como o Fórum Estadual de discussão sobre a previdência que aconteceu na cidade no último ano. Robson não é um secretário, mas tem status e salário compatíveis, com muito orgulho”, elogiou o prefeito.

Carlos Albino, irmão do vereador Paulinho Tudo a Ver, que vai para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, foi chamado mais uma vez foi pelo prefeito, mas não estava presente. Não se sabe se o prefeito o convidará para alguma secretaria, mas ventila-se a possibilidade dele assumir a nova Secretaria de Comunicação, algo não confirmado pelo prefeito, que ao ser perguntado sobre qual o motivo de não ter anunciado o novo secretário nesta quinta, disse estar mudando de ideia. Segundo Max, serão anunciadas na próxima segunda-feira, os secretários de Governo, Meio Ambiente, Controladoria e uma novidade; a de Urbanismo. “vamos separar as secretarias porque precisamos melhorar nossa atuação em urbanismo. Precisamos garantir o passeio público dos pedestres, cuidar da organização da cidade”, enfatizou.  

Como fica o cenário Político

Mais de 200 pessoas acompanharam o anúncio
Após o anúncio de 21 Secretarias, faltam apenas cinco para finalizar o quadro de primeiro escalão que atuará na Gestão do Prefeito reeleito Max Lemos (2013-2016). Na próxima segunda-feira 17, os nomes que comandarão as Pastas da Controladoria, Governo, Comunicação, Urbanismo e Meio Ambiente serão anunciados novamente no Teatro da Escola Municipal Metodista pelo Prefeito Max Lemos. As especulações giram em torno dos nomes de Air de Abreu, Pastor Eraldo, Carlos Albino, André Bianche e Alex Dornellas, respectivamente. A expectativa também fica sobre a permanência de Gilda Baltar como Chefe de Gabinete do Prefeito.

Com as alterações realizadas pelo Prefeito Max Lemos, apenas sete vereadores dos treze eleitos permanecem na Câmara Municipal: Careca, (PMDB), Getulio do Tutu (PP), Léo Guerra (PSDC), Lúcio Mauro (PSDB), Milton Campos (PMDB), Moriê (PV) e Nilton Moreira Cavalcante (PMDB). As outras vagas serão ocupadas pelos suplentes Martchello (PMDB), Marcelo Picciani (PP), Jairinho (PSDB), Marcelo Lessa (PDT), Marquinho Pacotão (PSB) e Edmilson (PMDB), que pode perder a vaga com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a prestação de contas de Zé Carlos de Assis, que se forem aprovadas, Marquinho Pacotão passará a ser vereador titular, Maurício do Vila ocupará a sua suplência e o Professor Nilton Moreira ocupará a suplência de Edmilson.

A nova distribuição dos Secretários consolidou a política de distribuição de poder entre os movimentos partidários. O PMDB é o partido com maior participação no Governo – Provavelmente terá quatro vereadores com mandato, podendo chegar a cinco e três Secretários Municipais.  O PT além da vice-prefeitura terá as Secretarias de Assistência Social e Promoção da Cidadania. A Pasta de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública, também pode colocar na conta dos petistas, já que Elias José apoiou o vereador Elton Teixeira no último pleito eleitoral. O PSDB além de duas vagas obtidas na Casa Legislativa da Cidade, terá duas Secretarias: Cultura e Defesa Civil. O PDT terá uma vaga na Câmara e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O PP terá dois vereadores e um Secretário Municipal, o de Trabalho e Renda. O PSB terá a Secretaria de Obras e provavelmente dois vereadores. O PV possui um vereador eleito e pode ter a Secretaria de Meio Ambiente. O PSD será contemplado com duas Secretarias Municipais, a de Assuntos Estratégicos e a de Comunicação. O PSDC terá uma vaga na Câmara Municipal. O PHS será o responsável por gerir a Secretaria de Governo.

A queimadense Paula Ribeiro ficou feliz com a nova estrutura mais preocupada mais com o ser humano. "Uma preocupação muito mais humana do que técnica. Isso é o que a gente busca num governante. A gente busca um governante que cuide do seu povo. Construir é importante, criar é importante, mas cuidar é muito mais importante. Um governo de gente, feito pra gente", disse. 

Novos Secretários receberão orientações técnicas sobre gestão pública

O prefeito vai realizar dois seminários especialmente para o primeiro escalão do governo para alinhar os discursos e o modelo de ação do governo, que deve imprimir uma postura mais ágil nas execuções deste segundo mandato. Segundo Max, o desmembramento das secretarias visa melhorar a execução dos projetos. “Não estou criticando o secretariado antigo, estou apenas oferecendo mais estrutura para que possam trabalhar ainda melhor”, informou. O primeiro seminário técnico será dia 20 de dezembro no Teatro Marlice. F. da Cunha e o segundo;  comportamental na primeira semana de janeiro.  Os outros cinco secretários serão anunciados na próxima segunda (17) no Teatro Marlice F. da Cunha, Vila Pacaembu, Queimados, a partir das 15h. 

7 comentários:

  1. E FARA COM DINHEIRO DO POVO DE QUEIMADOS .!!! TÁ EXPLICADO POR QUE QUEIMADOS NÃO TEM DINHEIRO PARA MANTER OS SALARIOS DOS MEDICOS DA UPA E NEM CAPACIDADE PARA FAZER OBRAS COM RECURSOOS PROPRIOS, E UMA VERGONHA ESSE Nº ABSURDO DE SECRETARIOS...

    ResponderExcluir
  2. bom gostei muito do tuninho vira virou ser secretario ele merece .

    ResponderExcluir
  3. achei uma escolha justa do Prefeito

    ResponderExcluir
  4. Acho um absurdo entregar a secretaria nas maos de uma pessoa que só vive bebedo pela cidade, uns moleques que nunca se importaram com a cidade assumirem a cadeira da camara de vereadores. É facil encher o bolso de dinheiro enquanto pessoas morrem por descaso da saude no nosso municipio e quem vai assumir a secretaria de saude? Acorda prefeito Max Lemos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai assumir e alguém que realmente conhece o setor, sera a Drª Fátima , agora vc estar reclamando porque por que não deve ter sobrado um *bokinha* para vc , vai se capacitar , quem sabe vc ão assume algo um dia?...

      Excluir
  5. Fiquei muito feliz em saber que o Marcelo Lessa estará em uma das cadeiras, pois é um homem de palavras, bom carater e humilde.
    Agora vamos esperar que todos já que são muitos secretários façam por nossa cidade. Que tem uma árvore linda na entrada e pessoas morrendo no UPA.
    Parabéns Marcelo Lessa vc merece esse lugar.

    ResponderExcluir
  6. UM CARA POVÃO,FAZ O BEM SEM OLHAR QUEM,UMILDADE E MAIS TRABALHA PARA O POVO COM AMOR GOSTEI MUITO DO ( TUNINHO VIRA VIROU ) PARABENS !!

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!