quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Indústria queimadense é condenada a pagar 500 mil reais de indenização

                                                                                    Crédito: Internet
Forjas, antes da mudança de nome na fachada
Leandro Machado, Rio- A indústria Mahle Hirschvogel Forjas S. A., localizada em Queimados, na Baixada Fluminense, foi condenada a empregar 31 aprendizes, bem como matriculá-los nos cursos do SENAI. Além disso, precisa pagar uma indenização por lesão a direitos difusos, no valor de R$ 500 mil. Caso a empresa descumpra suas obrigações judiciais, será autuada em R$ 50 mil ao dia, após o fim da ação. Estes valores serão revertidos para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), através da Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Iguaçu, fez ver à Justiça do Trabalho que a indústria não cumpria a cota de aprendizes, correspondente a 5% do número de empregados registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CADED, Ministério do Trabalho e Emprego), que demandem formação profissional; bem como a quota de pessoas com deficiência ou reabilitados da Previdência Social, também de 5% dos empregados.

Segundo a Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Iguaçu, desde maio de 2006 que a empresa foi notificada pela primeira vez, através de uma Notificação Recomendatória, a cumprir as quotas de aprendizagem e para trabalhadores portadores de deficiência. Em audiência administrativa realizada em 2011, a empresa reconheceu que não estava preenchendo a totalidade das quotas. “Diante disso, considerando que a empresa recebeu a Notificação Recomendatória para cumprir as quotas em 18/05/2006; considerando que já deixou de atender a três intimações para comprovar o cumprimento das quotas; considerando que a empresa não cumpre as quotas, pelo menos, há mais de cinco anos; considerando que a empresa não forneceu data para cumprir a quota e se negou a firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mesmo tendo o MPT facilitado seu contato com o SENAI e com o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência, não restou alternativa senão o ajuizamento da presente ação”, frisou a Procuradoria.

Ainda cabe recurso contra a sentença da juíza Ana Beatriz de Melo Santos, da 4ª vara do Trabalho, de Nova Iguaçu.

4 comentários:

  1. Não aconselho a ninguém trabalhar nessa empresa.Esse não é o único problema,todos que entram e depois saem colocam na justiça trabalhista reividicando equiparação salarial.A pessoa executa e é cobrado como a função de operador de máquina ou inspetor por exemplo e fica mais de 4 anos recebendo como ajudante.Isso é um abuso e uma vergonha!Eles tinham que pagar uma multa era de 900 bilhões!

    ResponderExcluir
  2. Só a fachada é bonita,empresa mega desorganizada.Só fazem covardia lá dentro.Um conselho que dou pra vocês... prefiram trabalhar em obra do que trabalhar nessa empresa maldita.

    ResponderExcluir
  3. Aconselho sim muita gente trabalhar lá.Não acho que estão falando a verdade...vejo mais de 30 jovens hoje trabalhando nos departamentos!A empresa paga o salário em dia e tem excelentes benefícios..se a empresa um dia sair de Queimados, será o nosso fim!As pessoas devem ser mais bem agradecidas e valorizar o que lá tem de bom...fora que o salário...duvido que alguém consiga melhor no mercado!

    ResponderExcluir
  4. Esse anônimo aí acima deve no mínimo trabalhar na administração dentro de uma sala no ar condicionado,não sabe o que realmente acontece no chão de fábrica.E se é trabalhador de chão de fábrica pior ainda por que mostra um pensamento de dependência dessa empresa,coisa de pessoas que não tem nenhum estudo.O mundo não vai acabar por causa dessa empresa.Se quiserem conferir a chuva de processos trabalhista é só pesquisar na net,inclusive essa empresa foi listada como a pior empresa para se trabalhar num ranking com mais de 1000 empresas, saiu na folha de são paulo em matéria publicada em 2011.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!