sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Indefinição pela presidência da Câmara de Queimados: PMDB e PP estão no páreo

Créditos: Felipe Carvalho
Vereadores decidirão nova mesa 
diretora no dia 1º de janeiro
Dine Stela e Felipe Carvalho-Rio. O que parecia certo, ganhou contornos emocionantes nos últimos dias. A presidência da Câmara Municipal de Queimados está indefinida. A eleição da mesa diretora composta pelo presidente, vice e secretário será na próxima terça, 1º de janeiro, às 16h no Ginásio da Escola Metodista, logo após a posse dos treze vereadores eleitos no último Pleito.  O primeiro ato na nova mesa será dar posse ao prefeito reeleito de Queimados, Max Lemos (PMDB).  

Entre os cotados para assumir o Posto, estão o atual Gestor da Casa Legislativa, Milton Campos (PMDB) e o vereador eleito e ex-Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio do Tutu (PP). Especula-se ainda a formação de uma chapa única encabeçada pelo atual presidente Milton Campos, tendo como vice-presidente o vereador Careca e Getulio do Tutu ocupando o Posto de Secretário. 
Milton Campos tenta 6º mandato
Milton Campos afirma que é candidato a presidência da Casa Legislativa e espera que o pleito seja definido em chapa única. “As chapas são montadas na hora, mas acredito que será chapa única. Eu sou candidatíssimo", disse Milton Campos, candidato pela sexta vez à presidência da Câmara.
Getulio do Tutu não descarta a ideia de ser candidato. “Não pensei no assunto, nem me reuni com os vereadores para tratar sobre a questão da presidência da Câmara, mas não descarto a possibilidade. Tenho o desejo de contribuir com a experiência que adquiri no Executivo para que a nossa Câmara vá ao encontro dos anseios da sociedade”, destacou. 
Getulio do Tutu não descartou a
possibilidadede sair candidato
No entanto, outros nomes como o do professor Nilton Moreira aparecem no cenário político. Mas o processo de Zé Carlos de Assis, que tramita em Brasília e pode fazer com que o vereador perca o mandato, enfraqueceu Nilton. Ao ser perguntado sobre a indicação do seu nome para a Presidência, o professor Nilton Moreira, afirmou não ter interesse na cadeira, mas vai lutar por uma Câmara autônoma. “Eu quero lutar por uma Câmara liberta, com autonomia para fiscalizar o executivo, não uma Câmara inerte como temos hoje e como está se alinhavando com tantos suplentes”, enfatizou Nilton que votaria no Elerson, Getúlio ou até mesmo no atual presidente Milton Campos.  

A eleição da Mesa Diretora da Câmara é realizada de forma secreta e é considerada vitoriosa a chapa que tiver o maior número de votos. Se houver empate, o presidente em exercício convocará novas eleições a cada três dias. Se o empate permanecer até o dia 15 de fevereiro, a chapa eleita será a que for encabeçada pelo vereador mais idoso. A chapa eleita terá mandato de dois anos e tem como funções principais: direção dos trabalhos em Plenário, fixação vencimentos dos servidores da Câmara, julgamento das contas do Prefeito, criação de comissões de inquérito, elaboração da proposta orçamentária a ser incluída na proposta do Município, opinar sobre as reformas do regimento interno, entre outras.

5 comentários:

  1. presidência da Câmara de Queimados sendo eleita fora do plenário municipal isso deve ser ilegal e Inconstitucional e deve ser contra as normas da casa legislativa, virou baderna , bagunça etc...etc... já imaginaram a eleição do presidente da camara federal sendo feita dentro da sede da policia federal en brasilia ou dentro de uma faculdade federal?

    ResponderExcluir
  2. bem,se analisarmos friamente a administraçoa da camara nos ultimos quatro anos,vamos ver uma camara destruida e o mesmo vai alugar outro imovel e ira reformar todo de acordo com seu gostto,se ele nao teve a decencia de arrumar o outro,vereadores sem nenhum recursso para poder trabalhar,comissoes que nao funcionam pois nao tem autonomia,e um presidente tipo coronel pois o mesmo colocou os funcionario no regime parlamentar,quer dizer que ele e so ele administra todo o pessoal,realmente é uma vergonha,sem falar em outras coisas,espero que o getulio ou qualquer outro vereador tenha peito pra dizer a esse moço nao senhor que basta,chega,a população nao guenta mas.

    ResponderExcluir
  3. Por isso é que este município não faz um concurso público honesto, para realmente suprir a carência de funcionários concursados.
    É para estes donos de carguinhos se perpetuárem dentro da política municipal sem fazerem nada pelo povo a troco de contratações que lhes asseguram o voto de cabresto.
    Aí se vê este cidadão querendo ser pela 6ª vez presidente de uma câmara que não se disvincula da prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde,meus amigos espero que essa nova câmara mude,pois estamos vivendo novos tempos e precisamos de uma câmara nova com um presidente mas atuante,este ja cansou 20 anos nesta casa e nada de novo . prédio destruído sem gabinetes para vereadores e muito mas

    ResponderExcluir
  5. Não queremos uma câmara nova com reforma da extrutura do prédio, o que queremos é pessoas melhores, não adianta dente de ouro na boca de cachorro.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!