quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pais de bebê morto buscam forças e fazem campanha por UTI infantil em Queimados

Leandro Machado, Rio- Pouco mais de uma semana após a morte do seu filho Benício, de apenas 3 meses de idade, o casal queimadense Grazielle e Felipe Barrily começaram uma campanha na internet chamada Anjinho Benício. O bebê faleceu no último dia 13 de novembro, por causa de uma bactéria conhecida como Sepse, que causa uma infecção generalizada. A campanha já tem vários adeptos na internet e, segundo Lelly Barrili, já existe um abaixo-assinado para ser entregue aos vereadores, secretário de saúde e ao prefeito de Queimados, Max Lemos. campanha elaborada pelo casal é para que seja construído, com urgência, uma UTI neo-nal e infantil em Queimados e para isso querem mobilizar toda a cidade em pról desta causa.

A tragédia na vida do jovem casal começou quando o pequeno Benício começou a ter problemas respiratórios. Desesperado com a cena, procuraram um médico em uma clínica no Centro de Queimados, mas foi logo aconselhado a levar a criança para o Hospital Infantil da cidade. No HIQ (Hospital Infantil de Queimados) o pior ainda estava por vir. Não havia equipamentos necessários para a realização dos exames que o bebê necessitava. Foi pedido uma ambulância para fazer a transferência de Benício para um hospital particular em Nova Iguaçu e, ainda segundo relato dos pais, a espera demorou seis horas. Com a demora, mesmo com a realização dos exames, a criança não resistiu aos males causados pela bactéria e, após sofrer três paradas cardíacas, veio a falecer.

No site do Ministério da saúde, conta o HIQ com equipamentos para uso
Revoltados com o péssimo atendimento ao seu bebê no município, os pais não querem processar o HIQ, mas esperam e vão lutar por soluções no tratamentos das crianças em Queimados. "Espero que a morte do meu filho sirva de exemplo para que haja uma solução. Crianças morrem todos os dias por falta de recursos e ninguém pode fazer nada. Que as autoridades políticas do nosso município possam olhar com mais cuidado para nossas crianças. Não vamos processar ninguém, pois não queremos dinheiro, queremos saúde de qualidade." Disse a mãe de Benício.

Ao ser procurado por uma equipe de TV, a direção do HIQ disse que o bebê não tinha urgência quando deu entrada no hospital e que não atende emergência na unidade. Esta resposta é questionada por Grazielle que mostra no site do Ministério da Saúde, o relatório de aparelhos que existem na unidade queimadense e que deveriam estar funcionando (foto acima) e no mesmo site, mostra que existem instalações de urgência e emergência no Hospital.

A RQ.com tentou entrar em contado com o prefeito Max Lemos, mas não obteve êxito. Porém, a Subsecretária de Saúde, Lara Magalhães Xavier, disse à nossa reportagem que o município não tem arrecadação para arcar com os custos de uma unidade de alta e média complexidade: "É dever do município manter o atendimento básico. Nós apoiamos o manifesto, mas o município não pode fazer nada, pois é dever do Governo Estadual. Apoiamos pois sabemos que o Rio de Janeiro realmente precisa de mais hospitais" Disse Lara.

A subsecretária ainda disse que o município ajuda do jeito que pode, mas existe uma central de regulação do Estado que monitora as transferências e internações de pacientes em estados graves. Cabe à saúde municipal, apenas fazer o pedido, mas nem sempre existem vagas disponíveis. A representante de SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde) disse está à disposição dos pais do Benício para ajudar e elucidar as dúvidas. "O protesto e o abaixo-assinado são com causa, mas devem ser encaminhados ao Estado, pois o município fica de mãos atadas". Completou

18 comentários:

  1. Karakaaaaa isso para não dizer uma palavrão bem feio eu não aguento mais as resposta da PREFEITURA DE QUEIMADOS tudo que solicitamos a resposta é a mesma que não é de competência da PREFEITURA e sim do GOVERNO DO ESTADO afinal em que podemos contar com PORCARIA DA PREFEITURA só para recolher IMPOSTOS???

    ResponderExcluir
  2. Talvez uma resposta equivocada se pararmos para avaliar.. O mínimo é que está sendo julgado pela população, afinal, já que não haveria condições para um hospital de 'alta complexidade', os equipamentos básicos para realização dos procedimentos que diriam qual era o problema dele deveriam existir fisicamente. MAS no site do DATASUS existe. CADÊ?
    Lembrem-se que estão falando de um bebê que por não ser diagnosticado de imediato sofreu horas a espera. Se não fosse para outro lugar, morreria na sua espera sem nenhuma tentativa.. mas já era tarde. NÃO ESTAMOS FALANDO DE MIM, MAS DE MUITAS MÃES QUE SENTIRAM A MESMA DOR E SÃO TRATADAS COMO MAIS UMA. Eu, decidi encarar esta verdade e só estou pedindo que tenha o que eles recebem para manter.

    Ter hospital, ter médico mas não ter atendimento decente não adianta.
    Se ele fizesse uso dos equipamentos que foram necessários e vemos pela imagem que deveria ter lá, talvez não estaria tão debilitado ao conseguir ser transferido.

    Se vão continuar matando bebês e crianças, deixando-os até não aguentar mais, vai da consciência de quem pode resolver. Porque o que estamos pedindo, pode ser resolvido!

    Grazielle, mãe do Benício.

    ResponderExcluir
  3. Conheço a família e concordo que estamos entregues ao descaso na saúde em nosso município e em todo país.
    Nem sei o que faria se fosse meu filho.
    Sr Prefeito e vereadores
    PRIORIDADE NÃO É FESTA DE CARNAVAL NA PRAÇA, NÃO É COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE QUEIMADOS E SIM ESTRUTURA PARA CUIDAR DA SAÚDE DE NOSSA POPULAÇÃO!
    Passou da hora de vocês mudarem a saude do município
    EU NÃO QUERO TER VER INOCENTES PAGAR POR CAUSA DE DESCASO!
    Força Felipe e Grazielle

    Sirlene

    ResponderExcluir
  4. Sabe que é engraçado tudo é pelo Governo do Estado, então o prefeito nao é amigo do Governador então pq nao faz outra parceria pra melhorar a saúde e principalmente um suporte mais avançado pra nossas crianças, em vez de criar polos pra mascarar a saude de merda do nosso municipio. Pq ele tbm não traz pra Queimados o hospital da mãe que existe em São João de Meriti e Mesquita lá tem o que há de mais moderno em equipamentos e execelencia no seu atendimento? Chega de apartamentos ne agora ta na hora de cuidar da SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO

    ANA

    ResponderExcluir
  5. O Prefeito Max Lemos, tem se mostrado um ótimo administrador até agora, Queimados tem crescido muito com ele, ele não pode se mostrar indiferente a um problema como esse, tem que acontecer algo drástico para que tomemos conhecimento de que há falhas, vi tudo o que aconteceu, o Hospital diz que o Benício não apresentava quadro grave, mas então porque só podia ser transferido pela UTI móvel e acompanhado de médico? E como eles poderiam atestar que não era grave se não tinham os equipamentos necessários para fossem feitos os exames? O que adianta um médico bom, sem recursos? Precisamos lutar pelos nossos direitos, a população precisa de uma melhora na saúde, espero que o prefeito que até hoje tem feito tudo certo, não decepcione seus eleitores. O que essa mãe quer, é que nenhuma outra mãe sinta o que ela sentiu na pele e que possa ter outros filhos sabendo que agora mora em uma cidade com estrutura para cuidá-los caso necessário, e a vontade dela é a vontade de todas as mães desta cidade com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a prioridade do prefeito max lemos e administrar a venda de terras e imoveis en queimados . en momento nenhum ele vai priorizar a saude , porque ele mora na barra da tijuca . ele , a esposa e seus filhos se passarem mal ele vai levar para o Hospital Barra D'Or, ele só tira de queimados ( reforma do cemiterio central custou 1,6 milhoes)(buracos na linha ferrea custaram o absurdo de 5,4 milhoes) agora me informe uma obra na saude principalmente na area infantil com dinheiro do nosso imposto.

      Excluir
  6. Queimados e foda mesmo!!
    Esses Prefeitos --''

    ResponderExcluir
  7. Pois eh...governo Max! se preparem vai ficar pior!

    ResponderExcluir
  8. O PREFEITO NUNCA VAI GASTAR DINHEIRO COM A SAUDE DO POVO DE QUEIMADOS? SE ELE PODE GANHAR POR QUE GASTAR ? NA ELEIÇÃO É SÓ COMPRAR OS PRESIDENTES DOS PARTIDOS POLITICOS QUE ELE VAI SER ELEITO DE NOVO . OS FILHOS DELE, MAX, SÃO ATENDIDOS NO HOSPITAL BARRA D'OR , ELE MORA NA BARRA ,O CARRO DELE E EMPLACADO NO RIO DE JANEIRO , ELE NÃO DEIXA UM CENTAVO PARA O POVO DE QUEIMADOS ELE SÓ RETIRA ,POIS RECEBE SALARIO PAGO COM O NOSSO IMPOSTO DAS NOSSAS CASAS, LOJAS E NOSSOS CARROS. ISSO QUE ACONTECEU COM ESSA CRIANÇA ACONTECE QUASE TODOS OS DIAS EN NOSSO MUNICIPIO, É QUE ESSA FAMILIA ABRIU A BOCA , POIS A MAIORIA FICA CALADA POR FALTA DE CULTURA E MEDO .

    ResponderExcluir

  9. Tenho vergonha dessa cidade! Por isso não voto em ninguém.

    ResponderExcluir
  10. Meu neto nasceu de 15 agosto e nasçeu com problemas respiratórios, A CSBP rapidamente solicitou a transferência para o Hospital DANIEL LIPPE em Caxias,a espera por uma ambulância Neo natal demorou horas ,mais gratificante os trabalhos da equipe do Corpo de Bombeiros,Pela vontade de DEUS, ficou internado 29 dias e o milagre aconteçeu. Sentimentos a familia,mais vamos lutar SIM por uma Unidade de Neo Natal em Queimados. Vamos a praça arrecadar ,solicitar aos empresários e transformar o saturado Hospital Infantil a criação dessa neo natal. Assino Zé Carlinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu quero participar do abaixo assinado, apoio temos que fazer barulho, para pelo menos os governantes perceberem que não somos burros, juntos somos fortes.

    ResponderExcluir
  12. è isso a população queimadense esta abandonada com relação a saude e principalmente nós mulheres que não temos nemhum lugar digno para ganhar nos filhos e acompanha o cresimento dele. Pq Bom Pastor pior lugar pra se receber uma mãe preste a ganhar um filho, e hoje ao levar minha sobrinha de sete dias ao pediatra escuto o seguinte: Medico: a senhora ganhou na Bom pastor? Minha Irmã respondeu que sim: e ele disse vc teve sorte! Aquilo ali já foi bom agora não é nada, e ainda mais agora que foi vendida para um dono de padaria!!! Para quem sabe ler um pingo é letra. Graças a Deus minha irmã e minha sobrinha não tiveram qualquer complicação pq se não não sei o que teria acontecido. É isso Prefeito cidade boa tb tem que ter maternidade boa e com profissionais HU MA NOS e não que tratem as pessoas como bichos afinal a população só cresce se nascer.

    ResponderExcluir
  13. Agora,é difícil encontrar o prefeito...se fosse ha 2 meses atrás,vc o veria em qq esquina...mas ele já foi reeleito,né?pq btar a cara?
    é foda!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber por quanto tempo crianças vão morrer por falta de socorro.O meu bebe tambem morreu dentro de um hospital particular, porque o médico demorou demais para socorrer, meu filho morreu na minha frente e isso me causou problemas sérios, fiquei em estado de choque. em fim minha vida só não acabou porque meu filho Gabriel que na época estava com 5 anos me deu muita força apesar de sentir muito pela perda do irmãozinho.Vamos lutar amigos isso tem que parar!

    ResponderExcluir
  15. No orçamento da cidade tem 400 mil para fazer festa, 500 mil para comprar combustível, quase 1 milhão para o gabinete do prefeito....Dinheiro tem, mas para eles(leia-se prefeito e vereadores) não é interessante, já que acabaria com esta praga chamada assistencialismo. É obra pra lá, obra pra cá...mas a saúde é de péssima qualidade. Descaso total.

    ResponderExcluir
  16. Minha Irma quase morreu lá naquela merda com diagnostico errado,lá tem é mta gente curiosa trabalhando,gracas a Deus e dr Francisco minha princesa ta viva.

    ResponderExcluir
  17. Fiz meu comentário em paginas anteriores, e até quando ficaremos de braços cruzados , a espera de mais e mais crianças sem atendimento médicos....

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!