quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Moradores reclamam da falta de higiene no transporte de restos mortais no Cemitério Central de Queimados

Secretário de Serviços Públicos ressaltou a necessidade da retirada dos restos mortais e se colocou a disposição para qualquer esclarecimento 

Moradora Rosângela Gomes registrou
o ocorrido na janela de sua casa
Felipe Carvalho-Rio. O Cemitério Central de Queimados a cada dia fica mais cheio e a procura por espaço na Unidade só aumenta por parte da população. Por conta disso, as urnas Mortuárias (caixões) estão sendo transportados para o Cemitério Municipal Vale da Saudade (Jaqueira), que possui um espaço mais amplo e confortável. A operação é realizada pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que nesta quinta-feira, 01/11, recolheu restos mortais de 32 falecidos. Os órgãos públicos foram comunicados da operação (Ministério Público, Vigilância Sanitária, SEMURMA, SEMUSTTRAN, 24º BPM e a 55ª DP). Mas, o serviço gerou transtorno para alguns moradores das Ruas Manoel Chagas e Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, que denunciaram a forma com que foi conduzido o serviço.

Tudo começou por volta das 15h30, quando foi estacionado na calçada da Rua Manoel Chagas um caminhão para realizar o transporte dos caixões. Os moradores ficaram indignados por não terem sido comunicados que o serviço seria realizado. Eles reclamaram de mau cheiro e da falta de higiene com que os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos faziam a locomoção de caixões e roupas dos mortos. Populares relataram que alguns ficaram caídos em frente à residência deles.

“Não podemos permitir que a plena luz do dia isto aconteça em nossa porta. Faltou profissionalismo e higiene por parte dos funcionários da Prefeitura. O mau cheiro estava vindo dentro da minha casa e o que mais me incomodou é que não fomos avisados da operação”, disse revoltada a moradora Rosângela Gomes, que fotografou o serviço da janela de sua residência. Outra moradora que mostrou indignação com o caso foi Isabelle Castro. “Não fomos avisados e tivemos que ficar respirando o mau cheiro, sem falar das bactérias e dos fungos que são prejudiciais à nossa Saúde”, protestou Isabelle.

O Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi ressaltou a necessidade da retirada dos restos mortais do Cemitério do Centro e se colocou a disposição para qualquer esclarecimento sobre o assunto em questão. "Após três anos de inumação, precisamos fazer o serviço de retirada das urnas mortuárias (caixão e as roupas). Temos que dar um destino adequado. Como o espaço do Cemitério Vale da Saudade é bem maior, resolvemos transferir estes restos para lá. Não fizemos o transporte dos ossos, somente dos caixões e roupas dos falecidos. Comunicamos o serviço aos órgãos públicos e tudo foi feito dentro da legalidade. Me coloco a disposição para qualquer esclarecimento sobre esta questão”, garantiu Brandi.

8 comentários:

  1. É lamentável termos a SEMURMA,inoperante,sem comprometimento e principalmente em uma ação que deveria ter o acompanhamento Ambiental. Todos somos sabedores do SATURAMENTO deste cemitério,construido a anos sem nenhum controle de impermeabilização dotado de principios ambientais,ocasionado contaminação do lençol freático,solo ,árvores e poluição atmosférica(ODOR).Há anos os Secretarios de Meio Ambiente de Queimados não se preocuparam com os processos ambientais,que determina a Legislação de Licença e Autorização para Cemitérios(todo o processo).Observem que a anos o acontecimento do vale da Saudade(Jaqueira) o Velipêndio natural devido a fortes chuvas na região onde Bairros próximos estão comprometidos(contaminados) com o SOLO. O Prefeito de Queimados deveria observar como modelo de gestão um projeto de revitalizar acabando com o compromisso Politico de colocar pessoas inoperantes e despreparada para assumir uma Secretaria Técnica. E como dissemos " A nossa última morada" CZ

    ResponderExcluir
  2. Este secretário é um poste. Só faz o que o prefeito manda. É muito triste ver a falta de respeito que o poder público tem com as famílias dessas pessoas falecidas e com a população em geral. Uma vergonha!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem contar com o depósito clandestino que tem dentro do cemitério, o depósito fica de frente para as casas, no calor os "mosquitinhos" entram nas residências. Acho que não precisa esperar uma acúmulo tão grande de caixões para fazerem a remoção... Mas como amanhã é 02/11 FINADOS, eles não querem que os visitantes vejam o depósito cheio de caixões, pois eles vão ver que mal o corpo esquenta na cova e eles ja retiram para terem mais espaço e assim lucrar R$. VERGONHA!! SOMOS PESSOAS E ESTAMOS VIVOS, QUEREMOS RESPEITO SECRETÁRIO!

    ResponderExcluir
  4. AONDE ESTAR O MINISTERIO PUBLICO , SERÁ QUE NÃO EXISTE NO MUNICIPIO DE QUEIMADOS !!!!? OU ESTAR COM COLEIRA COLOCADA PELO PREFEITO. OS VEREADORES TODOS JÁ SABEM QUE ELE COLOCOU.

    ResponderExcluir
  5. Mas tinha que ser logo hoje! já é um dia triste e os parentes e amigos dos falecidos ainda tem de visualizar cenas tão fortes! Caramba.

    ResponderExcluir
  6. a reforma desse cemiterio central já foi um escandalo hum milhão e seiscentos mil reais , (desvio, roubo? alguém pode esclarecer?), a unica ou uma das poucas obras com 100% do dinheiro municipal( seu dinheiro, meu dinheiro) o atual prefeito não deixa um centavo do bolso dele aqui, pois ele mora na barra da tijuca ,o carro e emplacado en outro municipio , paga o iptu ao municipio do rio de janeiro, não faz compras en nenhum mercado de queimados e os filhos(as) dele não estuda en queimados . AGORA VOCES ESPERAVAM QUE FOSSE FEITO ALGUMA COISA PENSANDO NO POVO QUEIMADENSE !!!

    ResponderExcluir
  7. I was vеry hаppу to discover this site.
    I want to to thank you fоr ones tіme duе to this wonderful read!
    ! I definitelу enjοyeԁ eveгy bit of it and I
    haνe yоu book mаrkеd tо look at nеω stuff on youг web sіtе.
    Also see my web site - click the next website

    ResponderExcluir
  8. Thanks for your peгsonal marνelous postіng! I serіously enjoуеd гeaԁing іt, you're a great author. I will ensure that I bookmark your blog and will often come back in the future. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice holiday weekend!

    My site - V2 Cig Review

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!