sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de Finados leva milhares de pessoas aos Cemitérios de Queimados

Créditos: Felipe Carvalho 
População acende velas no Tradicional Cruzeiro
Felipe Carvalho-Rio. Milhares de queimadenses foram aos Cemitérios do Município, nesta sexta-feira (02), Dia de Finados, para prestar homenagens aos mortos. Ao todo, são dois cemitérios administrados pela Prefeitura da Cidade, o do Centro e o Vale da Saudade (Jaqueira), que foram preparados para receberem o povo que prestaram tributos aos seus entes queridos.  A lembrança das pessoas que já morreram não se restringiu as tradicionais homenagens. 


Foi realizada uma missa pelas almas



Os cemitérios promoveram atividades especiais para receber o público. Foram realizadas missas pelas almas nas duas Unidades, tanto no Centro, quanto na Jaqueira. O Padre da Paróquia São Francisco de Assis, Matteo Vivalda destacou a tradição do culto das almas. “Estamos perpetuando uma longa tradição, que não é só católica, mas é mundial. O culto aos mortos é uma das coisas mais antiga da cultura humana. Não celebramos a morte e sim a alegria da vida, pois assim como Cristo ressuscitou, também cremos na ressurreição dos mortos”, falou o Padre.

Familiares visitaram os jazigos dos falecidos
Algumas famílias de pessoas que já morreram, fazem questão de levar as flores, acender velas, limpar os jazigos e participar das missas no dia de Finados. É o caso da moradora do Centro de Queimados, Solange Ribeiro, que todos os anos visita a sepultura da família, onde foi enterrado o pai e o filho. “A grande sensação que fica é o sentimento da saudade. Faço a limpeza dos túmulos da minha família todos os anos, porque é como se eu estivesse mais próximo dos meus familiares que já se foram”, disse emocionada.


Barraca de flores é a mais procurada pelos visitantes
Como de costume, todos os anos, ambulantes montam suas barracas em frente aos cemitérios. Mônica Cristina recordou do período em que prestava este serviço para obter uma renda extra. “Há alguns anos atrás montava barraca aqui em frente ao Cemitério e era bom porque gerava uma boa renda extra. As barracas mais procuradas eram das flores e das velas. Hoje, já comprei a vela em uma delas e fui até o túmulo do meu pai, onde fiz uma oração para a alma dele”, afirmou


Envida Rio faz exames de aferição de pressão e verificação de glicose


Visitantes receberam serviço de aferição de pressão
A funerária Envida Rio reuniu equipes de enfermagem nos dois Cemitérios de Queimados para realizarem exames de aferição de pressão e verificação de glicose nos visitantes. O serviço foi oferecido das 07h às 17h. “Reparamos que muita gente ficava nervosa e passava mal ao sair do cemitério. Manter as equipes de enfermagem na porta das unidades foi a forma que encontramos de ajudar as famílias a prestarem suas homenagens aos mortos”, declara a diretora administrativa da Envida Rio, Denise Castilho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!