quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Nova Iguaçu deverá ter voto em cédula de papel


O ministro Marco Aurélio de Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira que o Tribunal Regional (TRE) inclua o nome do candidato a prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rogério Lisboa (DEM), nas urnas de votação.

O TRE inseminou as urnas sem o nome de Rogério, que teve a candidatura barrada, mas recorreu da decisão. O ministro entendeu, porém, que, uma vez que o recurso ainda não foi julgado, o moço não pode ser excluído definitivamente.

O problema é que Rogério disputa com o candidato do PMDB, Nelson Bornier, o apoio do PR. Os dois registraram suas chapas tendo como vices políticos do partido do ex-governador Anthony Garotinho.
O sistema não aceita que um partido, o PR, apareça em duas chapas - por isso, as urnas não podem ser inseminadas novamente sem que o imbróglio seja definitivamente resolvido.

Para cumprir a determinação de Marco Aurélio, o TRE provavelmente terá que fazer, então, a votação em Nova Iguaçu em cédulas de papel.

A confusão na cidade começou logo no início da campanha. O diretório municipal do PR decidiu apoiar Bornier, e indicou Nicolasina Ácarisi para vice do peemedebista. A executiva estadual não concordou, dissolveu o diretório local e indicou o pastor Isaías Coimbra para vice de Rogério.
Os dois candidatos inscreveram suas chapas tendo vices do PR, o que não é permitido pela legislação. E a briga foi parar na Justiça.

Rogério ganhou em primeira instância. Bornier ganhou em segunda. Rogério, então, recorreu ao TSE.
Neste meio tempo, o PR expulsou Nicolasina - que, agora, está sem partido.
A vice-presidente do TRE, Letícia Sardas, convocou Rogério para uma conversa. Ela quer convencer o candidato do DEM a trocar de vice. Rogério, que segue neste momento para o tribunal, dirá à Letícia que cabe a Bornier trocar a dele, uma vez que Nicolasina foi expulsa e nem está filiada a qualquer partido.
A cinco dias das eleições, só resta esperar pelos próximos capítulos.

Fonte: Extra On Line

Um comentário:

  1. só isso ?????

    http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/prefeito/17011966-max.jhtm

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!