quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nilton Moreira Cavalcante pode perder a vaga de vereador

Leandro Machado, Rio- No resultado oficial do dia 7 de outubro, a coligação PMDB/PTC/PRB tinha conseguido cinco vagas na Câmara Municipal. Porém não foram computados os votos dos candidatos que têm pendências judiciais no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O TSE pode colocar água no chopp de alguns que já festejavam a vitória,  baseados na divulgação inicial dos treze eleitos.

O primeiro a ficar preocupado é o candidato de PMDB, Nilton Moreira Cavalcante. O professor levou a última vaga da coligação, onde conseguiu entrar pela média (comumente chamada de "sobra"). A dor de cabeça de Nilton é que a Ministra do Supremo, Luciana Lóssio, absolveu o candidato do PSB, Zé Carlos de Assis, da acusação de "Contas de campanha desaprovadas nas eleições de 2008" e os 671 votos que Assis teve serão computados pelo TSE.

Com isso, mudam os quocientes eleitoral e partidário das eleições em Queimados, ou seja, nova contagem será feita. Na recontagem, a coligação do PMDB que faria duas vagas na média, fica apenas com uma (Milton Campos) e a outra vaga ficaria para a coligação PSB/PPS/PSC, que, além de Elerson, faria outro vereador (Marquinho Pacotão).

Outra mudança pode acontecer ainda nesta quinta. O processo do candidato do PHS, Dr. Jorge Pereira, deve ser julgado pelo Ministro Dias Toffoli. Se tiver o recurso deferido, o ex-prefeito fica com a última vaga da coligação PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B, que hoje é do jovem Léo Guerra.

Entenda como é feito o calculo das vagas para vereador

Primeiro Passo- Descobrir o quociente eleitoral. Veja o número total de votos válidos (Descartam-se brancos, nulos e faltosos) e divide pelo número de vagas na câmara municipal. No caso de Queimados (Já contando com os votos de Zé Carlos de Assis). Votos válidos (77.735)/Vagas (13)= 5.979

Segundo passo- Deve-se encontrar coeficiente partidário. Número total de votos de cada coligação, incluindo os votos de legenda. Votos total dos partidos em Queimados nas eleições 2012 (incluindo apenas o processo julgado e deferido de Zé carlos de Assis).


PRB / PMDB / PTC________________ 21.815 votos
PDT / PT / PV_____________________12.686 votos
PMN / PSDB_____________________12.442 votos
PP / PTB / PSD____________________10.125 votos ( Não computados os votos de Joilde)
PSC / PPS / PSB____________________8.815 votos 
PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B___6.449 votos (Não inclusos os votos de Dr. Jorge Pereira)
PR / DEM_________________________3.238 votos
PSL / PRP / PPL / PT do B____________1.952 votos
PSOL_____________________________213 votos
*Só terá representantes, as coligações que alcançaram o quociente eleitoral, ou seja, mais de 5.979 votos.


Terceiro passo- Ver quantas vagas a coligação fez direto. Divide o coeficiente partidário pelo coeficiente eleitoral. No resultado, descarte os algarismo à direita do ponto. O número inteiro à esquerda é o número de vagas diretas. Ex: PMDB/PRB/PTC Coeficiente Partidário (21.815)/ (5.979)Quociente Eleitoral = 3.648603. Descartados os algarismo da esquerda: Coligação PMDB/PRB/PTC tem três vagas diretas. Os três mais votados da coligação, têm vagas garantidas.



Distribuição das outras vagas diretas:

PDT / PT / PV____2 Vagas
PMN / PSDB______2 Vagas
PP / PTB / PSD___1 Vaga
PSC / PPS / PSB__1 vaga
 PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B__1 Vaga

Total de Vagas diretas: 10.
Faltam 3, que serão decidas pela média. 

Quarto passo- Calcular a Média. Divide-se o coeficiente partidário pelo número de vagas diretas alcançadas, mais um. O resultado será a média. Exemplo: PMDB (21.815 votos)/vagas diretas (3)+1, ou seja, (21.815/4) = 5,45.

Primeira vaga por média.

PMDB/PRB/PTC:    5,45
PDT / PT / PV:     4,22
PMN / PSDB:        4,14
PP / PTB / PSD:   5,06
PSC / PPS / PSB:  4,40
 PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B: 3,75

A coligação que tiver melhor média, fica com a primeira vaga da sobra ( PMDB/PRB/PTC- 5,45).

Após achar a melhor média, recalcule da mesma forma, lembrando que o número de vagas da coligação da primeira vaga aumentou, ou seja, agora a divisão do PMDB é 21.815/5 = 4,36 
 
 Segunda vaga por média

PMDB/PRB/PTC:   4,36
PDT / PT / PV:     4,22
PMN / PSDB:        4,14
PP / PTB / PSD:   5,06
PSC / PPS / PSB:  4,40
 PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B: 3,75

A coligação que tiver melhor média, fica com a segunda vaga da sobra (PP / PTB / PSD:5,06 ).

Após achar a melhor média, recalcule da mesma forma, lembrando que o número de vagas da coligação da segunda vaga também  aumentou, ou seja, agora a divisão do PP / PTB / PSD é 10.125/3= 3,37

Terceira Vaga por média 

PMDB/PRB/PTC:   4,36
PDT / PT / PV:     4,22
PMN / PSDB:        4,14
PP / PTB / PSD:  3,37
PSC / PPS / PSB:  4,40
 PTN / PSDC / PRTB / PHS / PC do B: 3,75

A coligação que tiver melhor média, fica com a segunda vaga da sobra (PSC / PPS / PSB:  4,40).

* Esta é a vaga que tira o Professor Nilton Moreira Cavalvante (PMDB) e coloca o Marquinho Pacotão (PSB). A diferença é que, no cenário atual, sem o votos de Zé Carlos de Assis (PSB), a coligação do PMDB tinha a primeira e a terceira melhor média. Com a recontagem dos votos, fica apenas com a primeira melhor média. 


13 comentários:

  1. Pelo amor de |Deus..Léo Guerra não..Primeiro emprego vereador..kkkkkkkkk Tá de brincadeira..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO QUEM ACHOU ISSO DIGNO DE ACONTECER FOI A JUVENTUDE QUEIMADESE ! ENGRAÇADO NE

      Excluir
  2. Muito feliz pelo Marquinho Pacotão, com certeza ele irá usar sua competência que teve na Aeronáutica e fará um ótimo trabalho como Vereador ou Secretário.

    ResponderExcluir
  3. O juiz eleitoral da 222ª Zona Eleitoral de Diadema, André Mattos Soares, reconheceu ontem erro na publicação do edital de geração de urnas. Devido à participação irregular de funcionários da Prefeitura no processo - fato apontado pela Defesa da coligação Diadema Pode Mais, encabeçada pelo PV de Lauro Michels - foi realizada ontem nova geração de mídias nos equipamentos que já estavam prontos para a votação de domingo. Das 245 urnas disponíveis, 140 já haviam sido lacradas.
    "Houve apenas um erro na publicação do edital, como já reconheci formalmente por meio de impugnação feita por um dos partidos e, para evitar qualquer questionamento relativo à lisura do processo eleitoral, foi determinado novo procedimento de geração de mídia e lacração de urna", explicou Soares.
    A irregularidade veio à tona quando o advogado da campanha do PV, Fernando Moreira Machado, notou que os nomes de dois funcionários que atuavam no cartório não constavam no documento publicado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
    A manipulação das urnas por funcionários não autorizados abriria brecha para suposto favorecimento ao prefeito Mário Reali (PT), que concorre à reeleição. Moreira, no entanto, preferiu não oficializar essa desconfiança. "(Suspeita de) fraude não foi o meu pedido. Pedi para que se cumprisse o edital."
    Presidente do PT, Josemundo Queiroz, o Josa, afirmou, contudo, que Michels tem usado a situação como arma eleitoral. "O adversário está dizendo que a eleição foi fraudada e que estão sendo lesados. Ou seja, fazendo puro uso político de uma situação criada, a princípio, por erro administrativo, mas que também foi intencionada por eles mesmos

    ResponderExcluir
  4. 1a. relação de municípios que suspeitam de fraudes nas urnas eletrônicas

    ResponderExcluir
  5. ISSO PODE ACONTECER POR AQUI

    http://inaciovacchiano.com/2012/03/04/vejam-como-funciona-as-fraudes-das-urnas-eletronicas-como-a-familia-sarney-fraudou-as-eleicoes-do-maranhao/

    ResponderExcluir
  6. ENTENDO QUE O CARGO DE VEREADOR DEVERIA SER COMUNITARIO O SALARIO MINIMO A SER PAGO A ELES JA QUE A GRANDE PARTE DA MASSA QUEIMADENSE GANHA O MESMO

    ResponderExcluir
  7. Eu votei num determinado candidato e o meu voto nao apareceu na urna eletronica, ou seja, quando digitei o numero dele apareceu a foto e deu tudo certo até ali, depois segundo o meu candidato o meu voto não apareceu!! Estranho muito estranho, adoraria saber se é verdade, pois com certeza votei em quem eu quiz e apareceu a foto, então como nao foi computado??

    ResponderExcluir
  8. onde e quando ocorrerar a fraude? de quer maneira pode fraudar uma urna programada, para receger um voto atraves de um numero digitado e que, naqauela urna se determina que seja votado um numero exato de eleitores? pelo que sei, quando se programa em determinado numero de caractres e uma vez atingido, o sistema traba, pois, se é programada com os dados pertinentes aos eleitores vinculados aquela seção, se comparecerem 80% dos eleitores, tem como planejar o sufragio dos outros 20%? como? se o eleitor ao digitar o numero de seu candidato, e a foto nao aparecer, ja é um indício de fraude? como corrigir essa erro, ou verificar se relamente está havendo fraude? Gostaria de receber essas informações, uma vez que, é preocupante, nao as máquinas, mas a integridade moral dos programadores.

    ResponderExcluir
  9. isso é uma injustiça pq vcs não viram isso antes.caso isso aconteça haverá protestos em queimados cm td que há direito pois como tds dizem a primeira palavra é que vale....

    ResponderExcluir
  10. QUEIMADOS NAO HOUVE ELEIÇAO;FOI UMA POUCA VERGONHA COM A COMPRA DE VOTO. ESPERO QUE O POVO SE REVOLTEM DE ALGUMA FORMA,ATE PORQUE 35053\TINTA E CINCO MIL E CINQUENTA E TRES PESSOAS NAO VOTARAM NEM PARA PREFEITO NEM PARA VEREADOR...QUE VERGONHA.

    ResponderExcluir
  11. blablablabal pacotao vereador kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. marquinho apcotão piada nékkk nunca ouvi fala não frequento o queimadão kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!