quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Índice do IDEB aponta melhores e piores escolas públicas de Queimados

Leandro Machado, Rio- O Governo Federal divulgou nesta semana o ranking do IDEB ( índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os queimadenses tiveram a boa notícia que Queimados obteve o segundo melhor índice entre os municípios da Baixada Fluminense, perdendo apenas para Paracambi.  As metas traçadas para este ano foram de 4,6 para os anos iniciais (5° ano ou 4° Série) e 3,7 para os anos finais (9° ano ou 8° série).

A RQ.com fez um levantamento das participações das escolas estaduais e municipais da cidade de Queimados no ranking do IDEB e mostra que, apesar da boa colocação como município, as escolas queimadenses, principalmente as administradas pelo estado, não foram tão bem como o esperado. 

As escolas estaduais queimadenses, dos primeiros anos, que foram analisadas pelo IDEB, nenhuma alcançou a meta de 4.6 para 2011. A líder foi a E.E Dom Bosco, que obteve o índice de 4.0. Também não chegando à meta, o CIEP 355 (Professor Joaquim de Freitas) foi o único que conseguiu aparecer no ranking com seus 2.7 alcançados. As demais escolas, não obtiveram média na Prova Brasil, nem para participar do ranking. (Veja o quadro à esquerda)

O desempenho das escolas dos últimos anos (8° Série) foi melhor, mas ainda preocupante. Das 12 escolas do município, apenas 2 conseguiram alcançar a meta: C.E Raymundo Correa e C.E São Cristóvão, com 3.9 e 3.8 respectivamente. Apesar de não alcançarem a meta, algumas escolas evoluíram em relação ao índice de 2009 e três tiveram sua médias piores que do último resultado ( CE Luiz Guimarães, D. João IV e CIEP Belarmino dos Santos). Veja o ranking completo no quadro à direita.

No ensino mantido pelo município, as entidades escolares começam a ter destaque no ranking divulgado. Das séries iniciais, apesar de apenas 4 alcançarem a meta (Luiz de Camões, Monteiro Lobato, Ubirajara Ferreira e Professora Maria Xanxão), das 27 escolas do município, 17 aumentaram o índice em relação a 2009, sinal de progressão no ensino público municipal.

Apenas o CIEP 023- Jesus Soares Pereira, não obteve nota na Prova Brasil para ser avaliado pelo IDEB e a Escola Municipal Oscar Weinshenck não obteve número de participantes suficiente para ser avaliado.

A escola Luiz de Camões foi além e bateu, este ano, a meta programada para 2013. Veja o quadro completo à esquerda.


O município tem hoje quatro escolas municipais que têm aulas até o 9° ano. Pode parecer pouco, mas o ensino é de qualidade: Das quatro escolas, três obtiveram a meta traçada e, de quebra, alcançaram a meta de 2013 já neste índice. Apenas a Escola Santo Expedito não obteve nota na Prova Brasil para ser avaliada no IDEB. Veja o ranking das escolas à esquerda.


6 comentários:

  1. Essa pesquisa não reflete a realidade, os dois colégios ficam menos de 1km do outro.. alunos praticamente pulam de galho em galho... de uam escola pra outra.. conheço.. o trabalho das duas escolas e estão no mesmo nível.. péssimos... mas... fazer o q?
    adoramos ser enganados aki... no brasil.. e ainda amis aki em queimados...

    ResponderExcluir
  2. QUEIMADOS NÃO ALCANÇOU A META PARA ALUNOS DE 1ª A 4ª SERIE NA REDE MUNICIPAL CONFORME DADOS DO MEC.

    FONTE ;http://ideb.inep.gov.br/resultado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido leitor, obrigado pela informação. Mas matéria não diz que alcançou, diz? Fala sobre as escolas que alcançaram...
      Um abraço.
      Equipe Revista Queimados.com

      Excluir
    2. QUEREMOS UM QUEIMADOS MELHOR ,PARA ISSO DEVEMOS DIVULGAR E ALERTAR TAMBÉM OS ERROS PARA QUE NÓS MORADORES DO BEM NÃO SEJAMOS EN UM FUTURO BEM PRÓXIMO VITIMAS.

      Excluir
    3. Diz sim.. Infelizmente essa revista não diz a verdade.. Se colocarmos o Link acima, veremos que na pesquisa que o índice marcado em verde, corresponde aquele que alcançou a meta e esse ano foi o de 2007, ano que o Do Salão era prefeito.Portanto, educação NÃO É O ALVO DESSE PREFEITO ATUAL, que não conseguiu bater a meta estabelecida. O que ele sabe é construir um túnel medíocre que não dá para passar um pequeno caminhão e que custou o absurdo de 5.200.000,00.
      Agora: Se essa revista não é um veículo da situação, PUBLICA.........

      Excluir
  3. Mais uma vez esse Blog está fazendo "reportagem" chapa branca...Podemos denunciar por propaganda eleitoral enganosa...

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!