domingo, 8 de julho de 2012

Campanha eleitoral começa tímida em Queimados

Por: Felipe Carvalho
Crédito: Internet
Foi dada a largada oficial para a corrida eleitoral. A campanha dos candidatos a prefeito e vereador começou em Queimados na última sexta-feira de forma tímida. Sem qualquer movimento nas ruas da Cidade, alguns candidatos modificaram a foto do perfil da sua Rede Social para colocar a foto de campanha. Apesar do cenário político ainda não ter fervido, a promessa é de que a campanha seja intensa até o dia 6 de outubro, véspera das eleições.



Conheça as regras de propaganda impostas pelo TSE

As regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são válidas para todo o país. Entretanto, a Justiça Eleitoral de cada cidade tem liberdade para restringir ou especificar as normas definidas nacionalmente. Confira abaixo as regras gerais estabelecidas pelo TSE sobre o que é proibido.

Distribuição e uso de adesivos - Os adesivos podem ser distribuídos aos eleitores somente a partir de 6 de julho até a véspera da eleição por não caracterizarem materiais que oferecem vantagem às pessoas, como os brindes. No entanto, é proibido colar adesivos em veículos a serviço de órgãos públicos, táxis e ônibus.

Distribuição e utilização de brindes - É proibida a confecção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens e materiais que possam proporcionar benefício ou vantagem ao eleitor.

Para continuar a leitura sobre as regras impostas pelo TSE, clique no link leia mais.
Fixação de placas, estandartes, faixas e bandeirolas - É proibida em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O mesmo vale para prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, tapumes de obras e prédios públicos, árvores e jardins em áreas públicas, além de locais de acesso da população em geral, como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, escolas, faculdades, hotéis, ainda que de propriedade privada..

Internet - É vetada qualquer propaganda na internet em portais ou páginas de provedores de acesso. A propaganda eleitoral na web realizada pelo próprio partido ou candidato é permitida somente na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral, seja ela com terminação can.br ou com.br. O TSE decidiu por não manter uma regra fixa para blogs e Orkut e, por isso, pretende avaliar os casos individualmente de acordo com o conteúdo publicado.


Outdoors - É proibido fazer propaganda por meio de outdoors. Quem desrespeitar a lei ficará sujeito à retirada imediata do material e ao pagamento de multa que varia entre R$ 5.320,50 e R$15.961,50.

Pichação e pinturas - São proibidas em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O mesmo vale para prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, tapumes de obras e prédios públicos, árvores e jardins em áreas públicas, além locais de acesso da população em geral, como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios.

Simulações de urnas - Os partidos políticos, coligações e candidatos ficam proibidos de utilizar simulador de urna eletrônica na propaganda eleitoral.

Showmícios e apresentações artísticas - É proibida a realização de showmícios ou eventos semelhantes. Também está vetada a apresentação de artistas, mesmo que não sejam remunerados, com o objetivo de animar reuniões eleitorais.

Televisão e rádio - É proibida a veiculação de propaganda eleitoral paga no rádio e na televisão. Nestes meios, só será permitida a propaganda no horário gratuito

2 comentários:

  1. ALGUÉM DE QUEIMADOS PODERIA INFORMAR POR QUE NO SITE DA PREFEITURA NÃO ESTAR DISPONIBILIZADO O LINK PORTAL DA TRANSPARENCIA.

    ResponderExcluir
  2. Porque não há transparência em Queimados. É fácil o constatar isso verificando os pedidos de licitação não respondidos.

    Israel Goulart.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!